A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (23), uma operação conjunta com o Ibama, para combater a exploração ilegal de madeira na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Senador José Porfírio, região Sudoeste do Pará. Foram inutilizados 13 caminhões de transporte de toras e dois motoristas dos veículos foram presos, em flagrante, por porte ilegal de armas de fogo.
“Com apoio de veículos e aeronaves não tripuladas, foram inutilizados os veículos que seriam levadas a serrarias de Senador José Porfírio. A destruição é feita quando é inviável a retirada do material apreendido, de forma que não seja reutilizado por criminosos”, informou a PF, em nota oficial sobre a operação, divulgada somente nesta terça-feira (27). O prejuízo total ao meio ambiente ainda está sendo avaliado.
Ainda na nota sobre a operação, a Polícia Federal ressalta que “A extração ilegal de madeira, matéria recorrente no norte do país, tem sido protagonista em tragédias no ecossistema da floresta amazônica. A prática, quando feita de maneira predatória e desregulada, impacta diretamente a fauna e a flora locais”. As investigações sobre as serrarias e responsáveis seguem.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Gás Para Todos: Lula anuncia programa de distribuição de botijões de gás para 20 milhões de famílias
- Ideb de Ourilândia do Norte avança e coloca rede municipal no top 10 do Pará nos anos finais do ensino fundamental
- Mulher é presa no Piauí após dar cajus envenenados a duas crianças; população incendeia casa da suspeita
- Idoso é morto com tiro de cartucheira na cabeça, na Taboca, em São Félix do Xingu
- Menino de 11 anos morre durante reação a assalto em chácara na vila Sudoeste, na zona rural de São Félix do Xingu
- Conab coleta dados da safra de grãos do Pará e em mais 7 estados
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!