sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

PF e Ibama encerram exploração ilegal de madeira na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Sudoeste do Pará

Foram inutilizados 13 caminhões de transporte de toras, durante a operação que foi deflagrada na sexta-feira (23). Dois homens, responsáveis por alguns dos veículos, foram presos por porte ilegal de arma.
A operação conjunta da PF e do Ibama resultou em 13 veículos inutilizados, prática prevista em lei quando a remoção de um veículo é difícil, resultando no reaproveitamento do equipamento pelas pessoas suspeitas dos crimes ambientais (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (23), uma operação conjunta com o Ibama, para combater a exploração ilegal de madeira na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Senador José Porfírio, região Sudoeste do Pará. Foram inutilizados 13 caminhões de transporte de toras e dois motoristas dos veículos foram presos, em flagrante, por porte ilegal de armas de fogo.

“Com apoio de veículos e aeronaves não tripuladas, foram inutilizados os veículos que seriam levadas a serrarias de Senador José Porfírio. A destruição é feita quando é inviável a retirada do material apreendido, de forma que não seja reutilizado por criminosos”, informou a PF, em nota oficial sobre a operação, divulgada somente nesta terça-feira (27). O prejuízo total ao meio ambiente ainda está sendo avaliado.

 

Ainda na nota sobre a operação, a Polícia Federal ressalta que “A extração ilegal de madeira, matéria recorrente no norte do país, tem sido protagonista em tragédias no ecossistema da floresta amazônica. A prática, quando feita de maneira predatória e desregulada, impacta diretamente a fauna e a flora locais”. As investigações sobre as serrarias e responsáveis seguem.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!