sábado, 7 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

PF encerra extração ilegal de areia que parou rio Arraias do Araguaia, em Redenção; 1 pessoa foi presa

Os agentes também apreenderam máquinas usadas na extração ilegal de areia. O recurso, assim como outros minérios e insumos da natureza, pertence à União e exige licenciamento para exploração, mesmo que em área particular. A operação 'Castelo de Areia' flagrou outros crimes.
A extração ilegal e sem qualquer profissionalismo resultou na interrupção do curso do rio Arraias do Araguaia e deixou um cenário de devastação ambiental (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8), a operação “Castelo de Areia”, em Redenção, no Sul do Pará. A ação encerrou um sítio de extração ilegal de areia, crimes ambientais e possível trabalho análogo à escravidão. Uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de usurpação de bem da União e crime ambiental. A exploração indevida prejudicou o curso do rio Arraias do Araguaia, parou de correr em determinado ponto e deixou um cenário de terra devastada.

Um dos maquinários apreendidos na operação ‘Castelo de Areia’, numa propriedade particular, mas sem autorização para exploração de areia (Foto: Polícia Federal)

Por nota, a Polícia Federal explicou que “O terreno é particular mas a areia – tal qual ouro e outros minérios – pertencem à União. Durante a operação, foram apreendidos três motores de sucção, um caminhão, uma pá carregadeira e um aparelho celular. A investigação prossegue para identificação dos demais autores dos crimes e constatação da dimensão dos danos ambientais”.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!