PIB do Pará cresce 6,23% em 2025 e supera média nacional; agropecuária impulsiona economia

Dados do 2º trimestre de 2025 mostram PIB estadual de R$ 72,2 bilhões, com crescimento acima do Brasil (2,53%) e destaque para o setor agropecuário, que avança 17,87% no acumulado do ano.
Agropecuária lidera crescimento do PIB do Pará: setor registra alta de 17,87% no acumulado de 2025, impulsionado por milho, soja, mandioca e pecuária. (Foto: ₢Wederson Araújo / CNA / Trilux)

O PIB do Pará alcançou aproximadamente R$ 72,2 bilhões no segundo trimestre de 2025, com um crescimento de 5,72% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No acumulado do ano, o crescimento chegou a 6,23%, resultado que supera com folga a média nacional, que foi de 2,53%, refletindo a força da economia paraense, impulsionada principalmente pelo setor agropecuário.

Os dados fazem parte do 2º Boletim do PIB Trimestral do Estado do Pará, lançado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), nesta quinta-feira (23), no campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá.

O boletim é elaborado pela Diretoria de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (Detgi), com base nos dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT/IBGE), oferecendo uma análise detalhada do desempenho econômico do Estado e comparações com o cenário nacional.

O crescimento do PIB estadual no trimestre foi de 0,63%, acima da média brasileira (0,37%). A expansão foi liderada pelo setor agropecuário, com destaque para milho, soja, mandioca e pecuária, que mantém valorização consistente.

“O setor agropecuário tem mostrado uma recuperação consistente nesse trimestre, impulsionado não apenas pelas lavouras temporárias, mas também pela pecuária, que vem mantendo o ritmo de crescimento acima da média nacional desde do ano passado, o que valoriza o preço de carne e por consequência a atividade”, destaca Thays Santos, técnica em gestão de desenvolvimento, ciência e tecnologia e inovação da Fapespa.

Pecuária impulsiona economia paraense: valorização da arroba do boi gordo contribui para o crescimento do PIB agropecuário em 2025. (Foto: Wesley Costa/Fato Regional)

Em contrapartida, a indústria recuou 1,57% devido à queda nos preços do minério de ferro, e o setor de serviços apresentou redução de 1,31%, impactado pelo transporte e administração pública.

No acumulado do ano, o setor agropecuário apresentou alta de 17,87%, enquanto a indústria cresceu 2,79%, beneficiada pela indústria de transformação (+20,23%), produção e distribuição de energia (+6,02%) e extração mineral (+2,38%).

O setor de serviços registrou avanço de 2,60%, com destaque para comércio (+7,13%) e administração pública (+2,88%), refletindo recuperação gradual do mercado de trabalho, com 9.517 novos empregos formais.

O boletim também oferece acesso a um Dashboard Interativo do PIB Trimestral do Pará, permitindo acompanhar a evolução do PIB desde 2012, realizar comparações nacionais e associar indicadores aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O lançamento em Marabá reforça o compromisso da Fapespa com a descentralização e interiorização da pesquisa, reconhecendo a relevância econômica do Sul e Sudeste do Pará, regiões estratégicas nos setores mineral, agropecuário, energético e de serviços.

A iniciativa integra a Rede Pará de Estudos sobre Contas Regionais e Bioeconomia, promovendo cooperação entre universidades e centros de pesquisa.

Mais informações e o boletim completo estão disponíveis no site da Fapespa.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais