Cerca de 100 militares da Região Metropolitana de Belém (RMB) passam por treinamento e em breve vão passar também por novas orientações e padrões de procedimentos para atuação nas unidades policiais militares, com base em normas e técnicas regulamentadas. A Polícia Militar iniciou a nova capacitação na última terça-feira (12), conduzida pela 7ª Seção do Estado-Maior Geral da PM. De início, o treinamento vai envolver 130 MPs de diferentes unidades da RMB. As atividades seguem até a próxima segunda-feira (18).
A ideia do comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Junior, traça métodos visando maior qualidade e controle do serviço oferecido à sociedade. A Portaria 159, publicada em Boletim Geral, no início deste mês, pelo alto comando da PM, instituiu a criação de comissões voltadas para confeccionar propostas de procedimentos operacionais gerais, como técnicas de abordagem policial e gerenciamento de crises, e procedimentos específicos, como policiamento fluvial, ambiental, turístico, de choque, dentre outros.
Segundo o major Jorge Fabrício dos Santos, que é chefe da subseção de gerenciamento de processo da PM 7, unidade responsável pelos estudo e planejamento das estratégias de gestão, a capacitação ajudará a definição de formas únicas de execução das atividades, aumentar a eficiência dos processos, e diminuir a probabilidade de o policial ser lesionado ou lesionar terceiros.
Até segunda-feira, próxima, os PMs envolvidos na capacitação participam de uma instrução sobre formulário e teorias. À tarde, aprendem a desenvolver o fluxograma de ações, com o uso do software aplicativo Bizagi Process Modeler, disponível na internet de forma gratuita. O programa é utilizado pela Polícia Militar desde 2017. Ao fim, o policial que participa do treinamento deve entender melhor sobre Gestão por Processos e ser capaz de repassar esse conhecimento aos colegas de unidade.
Com informações da Agência Pará