O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou nesta terça-feira (3) a formação de mais de 1.900 novos agentes das forças de segurança pública.
A aula magna dos cursos de formação de oficiais (CFO) e de praças (CFP) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar marcou o início do ciclo de preparação, em cerimônia realizada na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém.
A aula foi ministrada pelo governador Helder Barbalho, que destacou a ampliação dos efetivos como um dos principais pilares para o fortalecimento da segurança pública no Pará.
“Este evento representa um importante investimento em segurança pública, que se traduz em benefícios diretos para a população. Contamos com a formatura de mais de 1.900 novos profissionais que, após a conclusão dos cursos, integrarão as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Pará. Esse reforço no efetivo visa aprimorar a segurança e o bem-estar da nossa população, protegendo vidas e resguardando a nossa gente”, afirmou o governador.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Neves, ressaltou que o processo de formação dos novos praças e oficiais deve ser concluído até setembro deste ano.
“É com grande satisfação que recebemos os novos alunos do CFP e do CFO. A previsão é que a formatura ocorra entre o início e meados de setembro, sendo a sociedade a principal beneficiada com a atuação desses novos profissionais. Com a ampliação do efetivo, vamos seguir mantendo a redução dos índices criminais observada ao longo da atual gestão”, destacou.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jayme de Aviz Benjó, lembrou que a ampliação do efetivo celebra também os 144 anos de atuação da corporação.
“Este concurso representa um momento histórico, o maior já realizado pelo Corpo de Bombeiros no Brasil, com a incorporação de 1.943 novos bombeiros em etapas. Trata-se da formação de uma nova força, com potencial para ampliar a oferta de serviços e fortalecer as ações de proteção e defesa civil”, afirmou.
Representando o secretário de Segurança Pública, o secretário-adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM Tarcísio Costa, destacou que os investimentos integram um projeto mais amplo de transformação do Estado.
“Os novos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros irão somar esforços com os efetivos já existentes, ampliando a atuação dos órgãos de segurança e contribuindo para a redução da criminalidade e para um atendimento cada vez melhor à população paraense”, pontuou.

Investimento em Segurança Pública
A formação de praças e oficiais é resultado do investimento contínuo do Governo do Pará na valorização das instituições militares e no fortalecimento da segurança pública.
Na Polícia Militar, as atividades de formação estão distribuídas entre a Academia da Polícia Militar Coronel Fontoura (APM), em Marituba, e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com polos em diversas regiões do estado.
No sul do Pará, destacam-se as atividades realizadas nos CFAPs de São Félix do Xingu, Xinguara e Conceição do Araguaia, reforçando a interiorização da formação e o fortalecimento da segurança pública regional.
Além disso, as atividades de formação estão distribuídas entre a Academia da Polícia Militar Coronel Fontoura (APM), em Marituba, e o CFAPs em Belém, Santarém, Tucuruí, Tailândia, Capanema, Bragança, Parauapebas, Abaetetuba, Itaituba, Soure, Marabá, Tomé Açu, Altamira, Paragominas, Salinópolis e Breves.
No Corpo de Bombeiros Militar, a formação de oficiais ocorre no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, enquanto a formação de praças é realizada nos polos de Ananindeua, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Marabá e Santarém.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!











