A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira, 2, a “Operação Foco” que prendeu cinco investigados por montar falsas Casas Lotéricas em Belém e Ananindeua, prejudicando dezenas de paraenses. As prisões ocorreram nas cidades de Fortaleza, Beberibe e Horizonte no Estado do Ceará
Ao todo, oito alvos foram identificados. Os criminosos vão responder pelos crimes de dano qualificado, apropriação indébita, estelionato, fraude no comércio, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
As investigações sobre o caso começaram há cerca de 30 dias, após a Polícia Civil identificar que dois espaços comerciais foram abertos de forma irregular, nas cidades de Belém e Ananindeua. Os locais, que se assemelhavam a casas lotéricas, recebiam pagamento de boletos, mas os valores não eram compensados nos destinatários. Os espaços onde o golpe era aplicado fecharam poucos dias após o início do funcionamento. Cerca de 50 pessoas foram vítimas da associação criminosa.
As investigações continuam para saber o destino dos valores e a real finalidade. Todos os presos serão trazidos para o Pará, onde ficarão à disposição da Justiça.
O golpe
Uma das agências funcionava no bairro do Guamá, em Belém, e foi denunciada por moradores. A falsa agência ficava localizada na Avenida José Bonifácio, na feira do bairro. Segundo informações, o local passava por uma espécie de casa lotérica, porém, sem apostas.
De acordo com a denúncia, quem pagou alguma conta no estabelecimento sofreu um golpe ao saber que os pagamentos nunca chegaram ao destino final. Ainda de acordo com a denúncia, quem trabalhou na suposta agência também ficou sem receber o mês trabalhado.
<div style=”width: 100%; height: 0px; position: relative; padding-bottom: 181.818%;”><iframe src=”https://streamable.com/e/l48v13″ frameborder=”0″ width=”100%” height=”100%” allowfullscreen style=”width: 100%; height: 100%; position: absolute;”></iframe></div>
Fonte: Roma News