sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Polícia Federal apreende ouro, mercúrio e munições em garimpo de São Félix do Xingu

Operação 'Azougue' foi deflagrada na última sexta-feira (25)

A Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Militar (PM) apreendeu, durante operação de combate a delitos ambientais e extração ilegal de minérios em um garimpo de ouro situado no interior da Terra Indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, Mercúrio, algumas gramas de ouro, munições de diversos calibres e outros materiais.

De acordo com a Polícia Federal, o garimpo, de nome “Pista 2”, possui aproximadamente 1.000.000,00 m2 (um milhão de metros quadrados) de extensão e fica situado no meio da  Floresta Amazônica. Para que a operação fosse realizada, todas as atividades do garimpo foram paralisadas e máquinas (sete pás carregadeiras, um trator de rodas e dez conjuntos de motores-bombas) foram inutilizadas. Essas máquinas, segundo a PF, são os principais instrumentos utilizados na atividade ilícita.

A operação contou ainda com o acompanhamento do Procurador da República de Redenção, que junto com outros quatro servidores do Ministério Público Federal (MPF) verificou a extensão da degradação ao meio ambiente e o impacto ambiental causado pela atividade ilegal. A PF estima que o prejuízo aos infratores com a inutilização de máquinas e equipamentos ultrapasse a faixa de R$ 2 milhões.

Como os infratores conseguiram perceber a aproximação da polícia, fugir do local e se esconder no interior da floresta, ninguém foi preso. Apesar disso, a PF garante que a partir dos dados colhidos (documentos de identidade, cadernos de anotações e outros documentos deixados para trás na fuga) “foi possível identificar diversos trabalhadores e o dono da atividade minerária ilícita, que serão responsabilizados por crimes ambientais e de extração ilegal de minérios em inquérito policial”. A perícia, a partir de dados coletados no local, também poderá estimar o valor do dano ambiental e cobrar do infrator o pagamento pela recuperação da área degradada.


Participaram da operação oito policiais federais de Redenção, seis policiais militares, três servidores do Ibama e cinco integrantes do MPF de Redenção.

 

Com informações da Polícia Federal