A operação “Caixa Dourada”, da Polícia Federal, cumpriu mandados de busca e apreensão em área de garimpo ilegal na zona rural de Ourilândia do Norte, sudeste do Pará, nesta sexta-feira (17).
Duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à delegacia da PF em Redenção. Ambas devem responder por extração ilegal, crime ambiental e uso de explosivos. As penas podem alcançar 12 anos, segundo a PF.

A operação iniciou pela manhã. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Redenção e cumpridos na fazenda Santa Clara, local onde os policiais flagraram diversos garimpos de cobre, em plena atividade.
Foram localizados dez buracos profundos cavados no solo – de onde o cobre era retirado, com utilização ilegal de explosivos.

Os policiais apreenderam dois caminhões tipo caçamba; uma caminhonete Hilux; 129 bisnagas de explosivo; 100kg de nitrato de amônia, material usado para fazer explosivos; 7 sacos de cordéis para detonação; 3 motores de água; 3 compressores; 3 ventoinhas; 6 guindastes de elevação; 4 martelos de perfuração; 5 geradores de energia; celulares e outros objetos utilizados na atividade de mineração.

Fonte: G1 PA