A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação “Fluxo Legal Ilegal”, que investiga o suposto desvio de combustíveis destinados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no município de Redenção, sul do Pará.
O foco da operação está no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kaiapó, onde haveria irregularidades no uso de cartões de abastecimento vinculados à Sesai.
Segundo as investigações iniciais, cartões que deveriam ser utilizados exclusivamente por viaturas oficiais estariam abastecendo veículos particulares.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município, incluindo na sede do próprio Dsei Kaiapó.
Mídias e materiais foram recolhidos para análise pericial, e a apuração seguirá para identificar o volume do prejuízo causado aos cofres públicos e possíveis novos envolvidos.
A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima à Polícia Federal.
O denunciante relatou que diversos veículos já fora de operação — alguns sucateados ou com baixa definitiva ainda estariam com seus cartões de abastecimento sendo utilizados normalmente, levantando indícios de um esquema sistemático de desvio de recursos públicos.
A Polícia Federal não descarta novas fases da operação ou o indiciamento de servidores envolvidos no suposto esquema.
O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.
Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da PF no Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!