A ponte que fica na divisa entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) desabou na tarde deste domingo (22). É uma tragédia anunciada, já que há alguns dias havia vários conteúdos nas redes sociais apontando os danos à estrutura e riscos. O número de vítimas ainda é incerto, já que as buscas estão prejudicadas devido à presença de material corrosivo nas águas do rio Tocantins, mas possivelmente há paraenses de Dom Eliseu e Tucuruí, como informam prefeitos das duas cidades.
O desabamento foi filmado em tempo real, já que o vereador Elias Júnior (Republicanos – TO), de Aguiarnópolis, estava no local fazendo um vídeo para denunciar o estado de conservação de ponte e mostrar os riscos. Os primeiros rompimentos e veículos caindo na água — estima-se que pelo menos cinco ainda estão submersos, incluindo o transportador de ácido sulfúrico — foram todos gravados em meio ao desespero.
Veja o vídeo do momento em que a ponte desaba, no Instagram do Fato Regional:
Nas redes sociais, os prefeitos de Tucuruí e Dom Eliseu, Alexandre Siqueira (MDB) e Silon Gama (União Brasil), confirmaram a presença de moradores dos dois municípios entre as entre as vítimas. No entanto, os governos do Maranhão e do Tocantins seguem muito cautelosos em confirmar nomes e números de vítimas. O governador Helder Barbalho (MDB) se manifestou também sobre a tragédia e confirmou.
Por ora, os paraenses que a Prefeitura de Dom Eliseu e o Governo do Pará confirmaram são Aloísio, Silvana Rocha e a neta deles, de 11 anos. Já a Prefeitura de Tucuruí não citou nomes e nem deu número exato, mas citou “umas vítimas” (no plural). Entre os tucuriuenses estaria a filha de um conhecido pastor do município. O Governo do Maranhão confirmou as mortes de duas pessoas: uma mulher identificada como Alana e um homem chamado Marçon Gley Ferreira.
Ainda pelos informes mais recentes dos governos estaduais do Maranhão e do Tocantins, que estão cooperando nas buscas, há pelo menos 2 mulheres, 2 crianças e 4 homens entre os desaparecidos. O total de veículos que estaria na ponte no momento do desabamento seria sete: 3 motos, 3 carretas e 1 carro de passeio. O trecho que cedeu tinha 533 metros de extensão.
Por nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que está investigando as causas do desabamento. A ponte passava sobre o rio Tocantins, via BR-226.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Fato Regional conquista Prêmio Simineral de Comunicação 2024, com reportagem sobre mineração e meio ambiente
- ALERTA: golpe do ‘Abono Natalino’ se espalha nas redes sociais e grupos de mensagens
- Mulher morre, na véspera do aniversário, após ser atropelada e arrastada por caminhonete em Tucumã
- Mulher é morta a tiros no setor Aripuanã, em Redenção
- Equatorial trabalha para solucionar falta de energia em Bannach e Rio Maria
- Audiência pública discute projeto da Bemisa de mineração de ouro em Água Azul do Norte
- Cacau de Tucumã volta a ser o mais valorizado do Brasil nesta 2ª quinzena de dezembro
- VÍDEO: bando rouba móveis e eletrônicos da casa de trabalhadores rurais em Tucumã e ainda deixa pichação
- MPF denuncia 6 pessoas por garimpo ilegal de cobre em Ourilândia; grupo moveu R$ 95 milhões em 3 anos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!