quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba e paraenses estão entre as vítimas

Até a manhã desta segunda-feira (23), o número de vítimas ainda está desencontrado, mas pelo menos cinco veículos submersos após caírem junto com a estrutura da ponte Juscelino Kubistchek de Oliveira, na BR-226. Uma força-tarefa foi mobilizada para as buscas e resgates com a cautela por presença de material corrosivo. Os paraenses confirmados são de Dom Eliseu e Tucuruí.
As buscas seguem, mas sem mergulhadores devido à presença de material corrosivo nas águas do rio Tocantins, que estava sendo transportado em uma das carretas que caiu junto com a ponte (Foto: Corpo de Bombeiros)

A ponte que fica na divisa entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) desabou na tarde deste domingo (22). É uma tragédia anunciada, já que há alguns dias havia vários conteúdos nas redes sociais apontando os danos à estrutura e riscos. O número de vítimas ainda é incerto, já que as buscas estão prejudicadas devido à presença de material corrosivo nas águas do rio Tocantins, mas possivelmente há paraenses de Dom Eliseu e Tucuruí, como informam prefeitos das duas cidades.

O desabamento foi filmado em tempo real, já que o vereador Elias Júnior (Republicanos – TO), de Aguiarnópolis, estava no local fazendo um vídeo para denunciar o estado de conservação de ponte e mostrar os riscos. Os primeiros rompimentos e veículos caindo na água — estima-se que pelo menos cinco ainda estão submersos, incluindo o transportador de ácido sulfúrico — foram todos gravados em meio ao desespero.

Veja o vídeo do momento em que a ponte desaba, no Instagram do Fato Regional:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

Nas redes sociais, os prefeitos de Tucuruí e Dom Eliseu, Alexandre Siqueira (MDB) e Silon Gama (União Brasil), confirmaram a presença de moradores dos dois municípios entre as entre as vítimas. No entanto, os governos do Maranhão e do Tocantins seguem muito cautelosos em confirmar nomes e números de vítimas. O governador Helder Barbalho (MDB) se manifestou também sobre a tragédia e confirmou.

O trecho desabado tem o total de 533 metros de extensão e pelo menos 7 veículos estavam passando no momento do desabamento (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Por ora, os paraenses que a Prefeitura de Dom Eliseu e o Governo do Pará confirmaram são Aloísio, Silvana Rocha e a neta deles, de 11 anos. Já a Prefeitura de Tucuruí não citou nomes e nem deu número exato, mas citou “umas vítimas” (no plural). Entre os tucuriuenses estaria a filha de um conhecido pastor do município. O Governo do Maranhão confirmou as mortes de duas pessoas: uma mulher identificada como Alana e um homem chamado Marçon Gley Ferreira.

Ainda pelos informes mais recentes dos governos estaduais do Maranhão e do Tocantins, que estão cooperando nas buscas, há pelo menos 2 mulheres, 2 crianças e 4 homens entre os desaparecidos. O total de veículos que estaria na ponte no momento do desabamento seria sete: 3 motos, 3 carretas e 1 carro de passeio. O trecho que cedeu tinha 533 metros de extensão.

Por nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que está investigando as causas do desabamento. A ponte passava sobre o rio Tocantins, via BR-226.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!