A ponte Francisco Torres de Paula, sobre o rio Fresco, é considerada uma das maiores obras da história de São Félix do Xingu, no Sul do Pará. Diretamente, são beneficiados mais de 130 mil moradores do município e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região de Integração do Araguaia. Entregue à população no começo de julho, pelo Governo do Estado e prefeitura, a estrutura eliminou a lenta e cara travessia de balsa que ligava o centro ao distrito da Taboca.
Um dos muitos objetivos da ponte Francisco Torres de Paula, sobre rio Fresco, ainda na concepção do projeto era a mobilidade da população em geral. Porém, consequentemente, seria um investimento no desenvolvimento econômico de São Félix do Xingu. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. A Taboca e demais localidades da zona rural são conhecidas pelas plantações de cacau, entre outras atividades. E isso já vem sendo percebido em quase dois meses desde a entrega da obra.
Pela lei estadual 10.513/2024, aprovada pela Alepa e sancionada pelo governador Helder Barbalho, a ponte sobre o rio Fresco recebeu o nome Francisco Torres de Paula. É uma homenagem um dos pioneiros do município de São Félix do Xingu, pai do prefeito João Cleber e do deputado estadual Torrinho, um dos principais articuladores para o projeto, junto ao deputado federal José Priante.
A ponte tem 480 metros de extensão e 11 vãos, sendo nove de 40 m de largura e dois centrais de navegação, com 60 m de largura e 14 m de altura. A estrutura é mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED. Com o objetivo de impulsionar as atividades econômicas, a ponte conecta a Rodovia PA-279, que atravessa vários municípios até São Félix do Xingu.
Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), destaca a importância do investimento para a região. “Esta obra, que liga São Félix do Xingu à Taboca, não só facilita o transporte e a logística local, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores ao garantir um acesso mais seguro e rápido. Com esse equipamento, reforçamos a integração regional e impulsionamos a economia local, promovendo novas oportunidades de negócios e crescimento”, disse.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Consulta do 4º lote de restituição do imposto de renda 2024 já está aberta
- VÍDEO: carretas colidem na BR-158, entre Santana do Araguaia e Casa de Tábua, no Sul do Pará
- Belo Monte: Justiça Federal revalida decisão que obriga Norte Energia a fornecer água potável a indígenas da Extensão Apyterewa, em São Félix do Xingu
- Memy Biok: celebrando a cultura Kayapó na aldeia A’ukre
- Casal feito refém durante tentativa de roubo, em Tucumã, derruba suspeito com socador de pilão
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!