População de Itupiranga recebe novo hospital municipal do governador Helder e vice Hana

A nova unidade, ampliada e modernizada, deve beneficiar mais 51 mil habitantes.
A entrega ocorreu nesta segunda-feira (14) pelo governador Helder Barbalho em meio à programação oficial do aniversário de 77 anos de Itupiranga.. Foto: Agência Pará.

O Governo do Pará entregou o novo Hospital Municipal de Itupiranga, sudeste do estado, beneficiando mais de 51 mil habitantes e reforçando a estrutura de saúde pública da região de integração do Lago de Tucuruí.

A unidade foi reconstruída e ampliada por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a prefeitura de Itupiranga, sendo custeado com 90% de recurso estadual na ordem de R$ 7.396.485,45.

O novo hospital prossegue no atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS) com foco no cuidado integral e multidisciplinar, especialmente voltado à saúde da mulher e da criança, além da realização de cirurgias eletivas.

A entrega foi feita nesta segunda-feira (14) pelo governador Helder Barbalho em meio à programação oficial do aniversário de 77 anos de Itupiranga.

“É muito bom proporcionar condições para que a população seja atendida mais perto de suas casas por meio de um hospital moderno, equipado e com todo o conforto possível. É um capítulo importante na história do município”, relatou o governador.

A unidade foi reconstruída e ampliada por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a prefeitura de Itupiranga. Foto: Agência Pará.

Estrutura

O complexo hospitalar possui cinco setores: bloco de apoio técnico, logístico e necrotério; ala de internação; centro cirúrgico; apoio diagnóstico e atendimento ambulatorial.

Foram implantados 53 leitos, sendo 4 enfermarias com 4 leitos cada e 1 quarto de isolamento, além de dois leitos de estabilização no setor de urgência e emergência.
O Centro Cirúrgico é composto por duas salas de cirurgias e três leitos de recuperação pós-anestésica. O Centro de Parto Normal conta com três salas de pré-parto, parto e pós-parto.

Além da ala ambulatorial composta por três consultórios, a população contará ainda com serviço de realização de exames como eletrocardiograma, ultrassom, endoscopia, raio-x e laboratório com dois boxes de coleta e uma sala de coleta com maca.

“A ampliação do Hospital de Itupiranga reflete nosso compromisso de apoio com a saúde local. É também uma visão empreendedora do governador Helder para que tenhamos cuidados com as pessoas de todos os municípios deste estado”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz.

Durante a entrega do hospital, a população já pode conhecer, de perto, as novas instalações. A técnica de Enfermagem Deusemê Silva elogiou a nova infraestrutura. “Antes esse hospital nem era refrigerado o suficiente. Agora está tudo bem, tudo limpo e até mais arejado”, disse, ao falar da esperança de trabalhar no local, em função de estar desempregada.

O novo hospital prossegue no atendimento 100% SUS com foco no cuidado integral e multidisciplinar. Foto: Agência Pará.

Presente na entrega do novo hospital, a diretora administrativa e financeira da Sespa, Marciana Andrade, destacou que os 144 municípios do Pará têm recebido algum tipo de suporte do governo estadual e, por meio da Secretaria de Saúde, isso não tem sido diferente. “Na assistência à saúde, o trabalho integrado entre o Estado e os Municípios reforça o compromisso de levar saúde de qualidade para todos os paraenses”, disse.

A entrega do novo Hospital Municipal de Itupiranga integra uma escalada de investimentos do Governo do Pará em apoio às gestões municipais sob um olhar mais sensível à saúde. Desde 2019, o Governo do Pará já entregou 20 unidades de saúde em diversas regiões do Estado, fortalecendo a rede pública com infraestrutura moderna e atendimento de qualidade.

Atualmente, pelo menos 30 obras em unidades municipais estão em andamento. Cada nova entrega representa um avanço concreto na garantia do direito à saúde, com serviços especializados mais próximos da população.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais