Mais de 400 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nessa segunda-feira (28) no ponto de imunização, localizado na praça Ronan Magalhães, centro de Tucumã. A prefeitura, por meio da secretaria de saúde, baixou a idade vacinal para 45 anos. Também vacinam pessoas com comorbidades na idade de 40 anos ou mais.
Quem aproveitou para vacinar nas primeiras horas do dia foi Maria Helena Pereira, de 53 anos, do Centro. Ela é filha do primeiro idoso a ser vacinado no município, Jesuíno Pereira, que acaba de completar 100 anos. “Todos em casa já se vacinaram. Dos sete irmãos, só eu faltava me vacinar. Que bom que chegou a minha vez”, disse.
Para Antônia Márcia, cadeirante de 42 anos, a espera pela vacina acabou. Como para pessoas com comorbidades é a partir dos 40 anos, a pastora pode se vacinar. “Chegou a minha vez e estou muito feliz”, declarou.
No final do dia, a primeira dama do município, de 46 anos, foi ao ponto de vacinação junto com o Secretário de Educação, Joel Corrêa. Segundo Lívia Lira é papel desta gestão incentivar que a população se vacine. “Ao chegar na minha idade vacinal decidi vir logo no primeiro dia. A vacina é um método seguro e eficaz para a proteção contra o Covid”, ressaltou.
Segundo Patrícia Witeck, diretora da Vigilância e Saúde do município, o número de 405 doses aplicadas é expressivo, já no primeiro dia após a idade vacinar para 45 anos, faz crer que logo será possível baixar ainda mais a idade vacinal. “Esta gestão está empenhada em vacinar o mais rápido possível a população de Tucumã. Mas será preciso manter o ritmo de doses aplicadas nos próximos dias”, alertou.
Com informações Kenny Teixeira/Ascom PMT