sexta-feira, 26 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Povo Kayapó de Ourilândia celebra Dia dos Indígenas com tradições e esportes

Prefeitura de Ourilândia levou algumas atividades às aldeias Turedjam e Khrãnkhrôn. Programação durou quatro dias.
(Foto: Prefeitura de Ourilândia do Norte)

Em comemoração ao Dia dos Indígenas (19 de abril), a Prefeitura de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, apoiou e promoveu algumas atividades em duas aldeias do povo Kayapó. A programação começou na sexta-feira (16) e seguiu até esta segunda-feira.

Na gestão do prefeito Dr. Júlio César (Avante) e do vice Alessandro Machado (Avante), um dos compromissos da Prefeitura de Ourilândia do Norte é aproximar o poder público municipal do povo Kayapó. Por isso, não só houve a memória a uma celebração nacional que vem sendo ressignificada. Políticas públicas vêm sendo discutidas e implementadas com ampla participação das aldeias.

Gerson Santos, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, destaca que o povo Kayapó é sempre muito festivo, participativo, gosta de interagir e amam esportes. Tanto os esportes globais quanto algumas tradições indígenas que se tornaram esportes competitivos.

 

(Foto: Prefeitura de Ourilândia do Norte)

 

“Nossa programação foi até as aldeias Turedjam e Khrãnkhrôn. Eles fizeram torneiros masculino e feminino de vôlei, futebol e encerraram com uma competição de arco e flecha”, comentou o secretário Gerson.

A palavra “Índio” vem caindo em desuso, já que apenas traz uma representação folclórica, preconceituosa e limitada da diversidade dos povos tradicionais originários do Brasil. A palavra “Indígena” é mais adequada, pelo próprio significado e por trazer a representação da diversidade das várias etnias brasileiras.

 

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Ourilândia, Gerson Santos. (Foto: Gerson Santos / Acervo Pessoal)

 

Alguns pesquisadores indígenas inclusive defendem há algum tempo a mudança do nome da Funai, que hoje é a Fundação Nacional do “Índio”. E também o nome da própria data comemorativa de 19 de abril para “Dia Nacional dos Povos Indígenas”. Uma data internacional com esse nome é celebrada em 9 de agosto.


(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!