sábado, 4 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Praia do Pedral vira academia de hidroginástica em São Félix do Xingu com projeto da prefeitura e do Governo Federal

Aulas ocorrem ás quartas-feiras de julho nas águas do rio Xingu, dando oportunidade de cuidar da saúde e aproveitar as belezas de São Félix do Xingu
Nas aulas é possível cuidar da saúde, se divertir e se refrescar na águas do rio Xingu (Foto: Prefeitura de São Félix do Xingu)

A praia do Pedral, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, se tornou uma academia de hidroginástica. Às quartas-feiras, a Prefeitura, na gestão do prefeito João Cleber (MDB), em parceria com o Governo Federal, levam o Programa Academia da Saúde às águas do rio Xingu. A participação é gratuita.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Xingu é garantir bem-estar, qualidade de vida e estimular hábitos saudáveis à população xinguense. As aulas são ministradas por Amanda Vieira, servidora pública do município e com formação em Educação Física. A instrutora ressalta que a hidroginástica oferece benefícios diferentes de atividades físicas de solo.

Por ser uma atividade praticada na água, explica Amanda, os impactos em articulações são menores. A possibilidade de dores e sensação de exaustão também diminui. Mesmo assim, há gasto de energia, fortalecimento da musculatura, treino da respiração e uma sensação de relaxamento ao final.

“Sou lotada no município pela Academia da Saúde, que é um programa federal de atividade física. O que é que a gente faz? Previne doenças. Geralmente o paciente passa pelo postinho e o médico encaminha para mim, aí eu vou fazer uma avaliação. O que que a gente tem lá para oferecer lá no município? Treinamento funcional”, ressalta a instrutora.

Além da hidroginástica no rio Xingu, às segundas e terças há treinos na escadaria da igreja das Mercês, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Às quintas, é feito o Med Pilates sob a luz do sol. Todos os treinos, como garante Amanda, são abertos ao público após a devida avaliação e são inclusivos para todos os públicos e idades.


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Prefeitura de São Félix do Xingu)