quinta-feira, 16 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeita dá exemplo e convida população à vacinação contra a gripe em São Félix do Xingu

No dia 4 de maio, todas as Unidades de Saúde de São Félix estarão funcionando para atendimento de vacinação.
Esta semana, a prefeita de São Félix do Xingu, Minervina de Barros Silva, deu exemplo de prevenção, ao se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde para que fosse imunizada contra a gripe. “Todas as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha devem se vacinar. Nós estamos pedindo para que, o quanto antes, procurem uma Unidade de Saúde para receberem a dose da vacina, assim evitarem complicações de saúde”, apelou ela, preocupada com a saúde da população.

Em São Félix do Xingu a meta este ano é vacinar 19.040 pessoas: 1.569 crianças de seis meses a dois anos, 5.482 crianças de 2 a 4 anos, 1.989 crianças de 5 anos, 861 trabalhadores da Saúde, 785 gestantes, 129 puérperas, 2.240 indígenas, 4.142 idosos, 1.198 pessoas com comorbidade e 645 professores.

Para isso, todas as 18 Unidades de Saúde de São Félix, da cidade e da zona rural, estão participando da campanha. Também na zona rural, onde os moradores podem contar ainda com uma equipe em cada vila imunizando a população. No Dia “D”, 4 de maio próximo, todas as unidades serão abertas realizando a vacinação.

No Dia “D”

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10 em todo o País e encerra no dia 31 de maio. Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos, incluindo 2,8 milhões de crianças na campanha. Também este ano, gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); e professores.


Nesse período, também serão imunizadas pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

 

 

Fonte: Blog do João Carlos