Prefeita Minervina decide manter situação de emergência em São Félix do Xingu

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalham em áreas mais críticas.

A Prefeitura de São Félix do Xingu, município do sudeste paraense, decidiu manter o estado de situação de emergência, estabelecido em decreto no dia 1º de abril, por conta das fortes chuvas que atingem a região. Já no dia 2, técnicos da Defesa Civil estadual e homens do Corpo de Bombeiros chegaram a localidade para realizar trabalhos de vistoria nas áreas mais afetadas.

Prefeita de São Félix do Xingu, Minervina Barros.

“A situação está cada vez pior. Infelizmente  as chuvas intensificaram, muitos pontos de alagamentos na zona rural. Estamos junto a Defesa Civil e Bombeiros, identificando esses pontos, pois, pontes caíram e algumas localidades estão intransitáveis. por conta disso, a situação de emergência no município de São Félix do Xingu, permanece”, ressalta a prefeita Minervina Barros.

Na zona urbana, os trabalhos foram realizados nos bairros São José, Mundial e São Francisco. As equipes também visitaram as ilhas dos rios Xingu e Fresco, para prestar a assistência necessária aos ribeirinhos que vivem na região.

Por conta da previsão meteorológica, a prefeitura decidiu manter o decreto de situação de emergência – Foto: Ascom

Na zona rural, a mais afetada, as vistorias se concentram nos pontos considerados mais críticos, como Tailândia, Lindoeste, Ladeira Vermelha e Cascalheira. Apenas a localidade de Plano Dourado não recebeu a visita das equipes por conta da queda de uma ponte que dá acesso à comunidade.

“Estamos trabalhando para conseguir viabilizar o acesso às localidades mais afetadas e preparando um plano de ação para levar suporte às comunidades cujo o acesso está mais difícil”, finaliza.

A previsão meteorológica para a região é de mais chuvas, o que deve dificultar o trabalho das equipes nos próximos dias.

CHUVAS 

Conforme o Portal Fato Regional vem mostrando, o  município de São Félix do Xingu passa por uma situação de emergência devido as fortes chuvas que caem em todo o estado do Pará e, que tem afetado bastante os municípios da região sul e sudeste.


No último dia 30 de março mostramos aqui a situação do rio Cinza que transbordou e várias vias de acesso às comunidades ficaram alagadas e destruídas após a chuva. As localidades de Lindoeste, Sudoeste e Cascalheira estão praticamente isoladas. Com isso, a Prefeitura de São Félix do Xingu encaminhou um ofício ao Corpo de Bombeiro Militar do Pará, em Belém, solicitando apoio, em caráter de urgência, do Corpo de Bombeiros, em Redenção, para que façam vistorias nas áreas mais afetadas pelas chuvas. O mesmo documento foi enviado ao Governo do Estado, Defesa Civil e ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

 

 

Da Redação Fato Regional, com informações da Ascom

Leia mais