Em muitos municípios do Pará e do Brasil os grupos políticos já se articulam visando as eleições municipais de 2020. Em algumas cidades do Pará, os atuais gestores não poderão concorrer no pleito do ano que vem , alguns porque estão em segundo mandato e outros por problemas com a justiça.
É o caso de Itaituba, no oeste paraense, onde o controverso gestor atual, Valmir Climaco de Aguiar, foi condenado pela justiça federal por falsificação de documento público. De acordo com a lei em vigor, candidatos condenados por colegiado não podem disputar cargos eletivos. Trocando em miúdos, Climaco, que foi condenado a 8 anos de inelegibilidade, só poderá ser candidato nas eleições de 2024, isso se não for condenado em outras das inúmeras ações que tramitam contra ele nas esferas da justiça estadual e federal.
Em Itaituba, os nomes cotados já começam a surgir nas rodas de conversas, entre eles o atual vice, Nicodemos Aguiar, o deputado Hilton Aguiar e o empresário Ivan Dalmeida, segundo colocado nas últimas eleições. Também aparecem na lista os nomes do empresários Gilberto Leal e Dadinho.
Fonte : paranews