O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini (MDB), assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás), na última segunda-feira. Em razão das medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo Coronavírus, a posse do novo presidente foi por meio de videoconferência.
Pelegrini assumiu no último dia 8, no lugar de Wagne Machado, prefeito de Piçarra, que assumiu no mesmo dia a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) devido à saída do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que, cumprindo a legislação eleitoral, teve que se desincompatibilizar para concorrer à reeleição no município.
A AMATCarajás é uma entidade que representa os municípios do sul e sudeste do Pará há 42 anos, e assume um papel estratégico em apoio aos municípios com alternativas para o desenvolvimento regional com responsabilidade social e sustentável da região.
Para o presidente Adelar Pelegrini, o trabalho continua. “Assumir a AMATCarajás é um desafio enorme, principalmente em plena pandemia. Mas vamos nos esforçar para dar continuidade aos trabalhos e fazer o que o for necessário para que os prefeitos dos 38 municípios do sul e sudeste do Pará tenham dias melhores”, concluiu.
Adelar Pelegrini é natural da cidade de Palmito (SC). Veio para Tucumã com seus pais na década de 80 para trabalharem no ramo madeireiro. Ingressou na política candidatando-se ao cargo de vereador sendo eleito e depois reeleito.
Em 2003 Pelegrini, como presidente da Câmara, assumiu provisoriamente por 90 dias o Poder Executivo Municipal. Depois do período provisório teve o mandato de prefeito definitivo para o restante do exercício através de uma eleição indireta. Em outubro de 2012 foi eleito e 2016, reeleito.
Fonte: AMATCarajás