quarta-feira, 8 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeito de Tucumã conhece Plano de Emergência de Onça Puma e Guepardo da Vale

Técnicos da Mineradora Vale apresentaram um slide com todo os procedimentos que são empregados no processamento de produção do Níquel na Unidade Onça Puma.
Vale apresenta sistema integrado de gestão em segurança de barragens de mineração no projeto Onça Puma - Foto: Roney Wydiamaior

O prefeito de Tucumã, no sudeste paraense, Adelar Pelegrini, recebeu em seu gabinete uma equipe de técnicos da Mineradora Vale que integram o Sistema Norte em Mineração, compostos por um gerente de desenvolvimento territorial, gerente em mineração, engenheira em geotécnica e analistas de relações com a comunidade.

Os técnicos da Mineradora Vale apresentaram um slide com todo os procedimentos que são empregados no processamento, de produção do Níquel na Unidade Onça Puma localizados em áreas rurais dos municípios de Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu com impactos diretos com a cidade de Tucumã.  Segundos os técnicos, as 8 barragens tem declaração de estabilidade e passam por inspeções quinzenais e os controles são auditados por uma empresa internacional especializadas em engenharia e acompanhadas por órgãos de fiscalização competentes e as mesmas oferecem risco baixo.

Além disso, segundo os representantes da empresa, existe um conjunto de ações previstas no Plano de Emergência para caso detectado um risco de ruptura de barragem. Entre as ações previstas no Plano de Emergência está o abandono das áreas que possam apresentar risco, com remoção  dos colaborares para locais seguros.  Segundo a Vale o projeto Onça Puma atende todos os requisitos previstos no Plano de Atendimento a Emergências com Barragens de Mineração ( PAEBM) e segue cronograma estipulado em leis em mineração.

Ao fim da reunião ficou definido novas ações que serão desenvolvidas entre Vale, Poder Público e a Comunidades ao qual prevê instalação das sirenes de seguranças e o fortalecimento da Defesa Civil tanto em Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu.  Também ficou definido uma visita in loco por uma comissão da prefeitura ao projeto Onça Puma e Guepardo já licenciado em Tucumã. “Com isso queremos tranquilizar os munícipes que não há risco de danos eminentes como ocorreram com a tragédia de Brumadinho. Hoje aqui ficou muito bem explicado porém era necessário esclarecimentos sobre o monitoramento e controle e as condições de estabilidades das barragens nas adjacências do município de Tucumã”, ressaltou Adelar.

“Dialogamos se existia algum risco, foi bem explicado sobre a maneira que são construídas as barragens ao qual ficou claramente que são barreiras diferentes de Brumadinho, planejamos a instalações de sirenes e um plano de ação que está sendo montado em detrimento sempre a segurança do nosso bem maior que são os nossos munícipes”, afirmou o prefeito.


Estiverem presentes a reunião além do governo de Tucumã os técnicos do Sistema Norte em Mineração compostos por Frederico Baião – Gerente de Desenvolvimento Territorial, Rodrigo Amorim Gerente de Mineração, Simone Sousa Engenheira Geotécnica e Rejane Lopes, Analista em Relações com a Comunidade e Daniela Genú,  Analistas com Relação Institucional. Além destes, acompanharam a reunião, Rosslleney Sampaio da Controladoria Geral do Município, Monica Cristiane Machado técnica em meio ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Turismo e Indústria ( Semati), Danilo Palheta responsável pela Coordenaria Municipal da Defesa Civil de Tucumã e o Ouvidor Fábio Dias responsável pela a Ouvidoria Municipal.

 

 

(Com informações da Prefeitura de Tucumã)