Prefeito Fabrício Batista e comitiva visitam Onça Puma, unidade da Vale, em Ourilândia do Norte

O prefeito de São Félix do Xingu, Fabrício Batista (PODE), e comitiva - formada por secretários e vereadores - visitaram a Mineração Onça Puma, que pertence à empresa Vale e fica em Ourilândia do Norte, sul do Pará. A unidade faz parte de um complexo, que envolve, ainda, as minas localizadas em Parauapebas, sudeste, e São Félix do Xingu, sul paraense.
Mina Onça, em São Félix do Xingu. (Fotos: Nagela Nayel)

O prefeito de São Félix do Xingu, Fabrício Batista (PODE), se comitiva – formada por secretários e vereadores – visitaram a Mineração Onça Puma, unidade de produção de ferro-níquel da Vale Metais Básicos, em Ourilândia do Norte, sul do Pará. A unidade faz parte de um complexo, que envolve, ainda, as minas localizadas em Parauapebas, sudeste, e São Félix do Xingu, sul paraense.

O momento institucional aconteceu nesta quinta-feira (24) e serviu para conhecer a unidade, tanto a estrutura quanto a história da empresa. Foi também uma oportunidade de diálogo sobre parcerias e ações entre a atual gestão e a empresa. “Que elas possam contribuir para o desenvolvimento de São Félix do Xingu na busca da construção de um município mais forte”, afirmou o prefeito nas suas redes sociais.

O prefeito de São Félix do Xingu, Fabrício Batista (PODE) e comitiva – formada por secretários e vereadores – visitaram a unidade de mineração Onça Puma. (Fotos: Nagela Nayel)

Ainda nas redes, o prefeito Fabrício destacou que a visita fez parte de uma ação contínua da gestão, que “segue fortalecendo parcerias em busca de mais desenvolvimento e oportunidades para nossa cidade. Trabalho, diálogo e compromisso com o futuro!”.

Na unidade, eles foram recebidos por Kilma Cunha, diretora de Onça Puma, operação de níquel da Vale Metais Básicos, e pela equipe da Vale. A diretora da unidade conduziu a visita e mostrou as operações de mina e produção de ferro-níquel. Também foram apresentados os padrões de segurança, tecnologia e responsabilidade socioambiental adotados pela empresa.

Ela destacou o trabalho contínuo da Vale Metais Básicos em prol da sustentabilidade. “Nosso compromisso vai além da produção. Temos orgulho de desenvolver nossas atividades de forma sustentável e responsável. Mantemos um diálogo com as comunidades do nosso entorno, desenvolvemos projetos que beneficiam produtores rurais e suas famílias. E também contribuímos com a capacitação de mão de obra da região, com nossos programas porta de entrada, gerando oportunidades e contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e econômico”, disse Kilma Cunha.

Além do prefeito, participaram da visita as secretárias Jaqueline (Educação), Viviane (Administração), Adriana (Saúde e esposa do prefeito) e secretário Mário Silva (adjunto de Meio Ambiente), além de Leonardo Guido (controlador e advogado). E também os vereadores Mário da Saúde (presidente da Câmara de Vereadores – PODE), Gonçalo (PMDB), Gersica Magalhães (PODE) e Antônio Belfort (PL).

A Mineração Onça Puma é um projeto de mineração de níquel e uma das maiores reservas mundiais de níquel laterítico, com cerca de 105 milhões de toneladas de minério bruto. O projeto é operado pela Mineração Onça Puma (MOP), subsidiária da Vale.

Ela gera hoje cerca de 1.700 postos de trabalho, entre empregados próprios e terceiros, sendo a maioria mão de obra dos municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã, também no sul do Pará.


(CLEIDE MAGALHÃES com colaboração de NAGELA NAYEL, da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais