Prefeito Fabrício convida população para inauguração da Usina da Paz de São Félix do Xingu no sábado (21) e apresenta diretora

Será a primeira Usina da Paz da região Sul do Pará, que depois deverá receber uma unidade em Redenção. Atualmente, há 23 unidades em operação no estado, promovendo serviços públicos, cultura, esporte, lazer e fortalecendo a cidadania paraense. O prefeito Fabrício convidou a população a participar, prestigiar os anúncios e apresentou Dona Edna como a gestora do espaço.
O prefeito Fabrício Batista, ao lado da primeira-dama, da vice-prefeita Cacilda Levino e de Dona Edna, que será a gestora da UsiPaz, conhecem a equipe que vai atuar no espaço (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

A Usina da Paz de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, está cada dia mais perto da inauguração. Será às 10h30, no sábado, 21 de março. Com isso, a Região de Integração do Araguaia ganhará a primeira UsiPaz, dando ao município um polo de um dos programas estaduais de maior reconhecimento do Brasil na promoção de serviços públicos, assistência social e valorização da cultura, esporte e lazer. Nesta quarta-feira (18), o prefeito Fabrício Batista (Podemos), em entrevista exclusiva ao Fato Regional, durante uma visita ao espaço, convidou a população e apresentou quem será a diretora do espaço.

“Quero convidar todos para estarem aqui no sábado, às 10h3o, para inauguração da nossa Usina da Paz. Este espaço que vai trazer muita paz, muita união, muitos serviços e benefícios para nosso povo. E aproveito para anunciar quem será a diretora da UsiPaz: Dona Edna. Confiamos no trabalho dela e sabemos que estaremos em excelentes mãos”, disse o prefeito Fabrício, ao lado de Maria Edna de Oliveira Silva, ex-vereadora e atual chefe de gabinete da gestão de Fabrício e Cacilda Levino na Prefeitura de São Félix do Xingu. O gestor aproveitou para conhecer a equipe que vai operar a usina.

A inauguração da Usina da Paz de São Félix do Xingu contará com a presença do governador Helder Barbalho (MDB), da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), de deputados, vereadores, do prefeito Fabrício, da vice Cacilda e servidores da prefeitura, além do público xinguense, principal beneficiado e que poderá usufruir dos serviços ofertados pela UsiPaz. Dona Edna agradeceu a confiança. “Estaremos juntos nessa jornada! Ter paz, como é o nome do programa das usinas, será o nosso lema”, disse a futura diretora.

A Usina da Paz de São Félix do Xingu, na paisagem exuberante do encontro dos rios Fresco e Xingu (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

A cerimônia vai contar com a entrega de benefícios de outros programas governamentais, como o CNH Pai d’Égua, além de anúncios oficiais de obras para o povo xinguense. Também serão assinadas ordens de serviço para a construção da ponte sobre o rio Triunfo, reformas de escolas e postos de saúde e a construção de um posto de saúde novo, para a área da APA Triunfo do Xingu. Há ainda a expectativa de anúncio do início das obras de recuperação da PA-279.

Entenda o que são as Usinas da Paz e que benefícios trarão para São Félix do Xingu

A construção e a oferta de serviços das Usinas da Paz obedecem a um modelo único, em que cada complexo tem o mesmo projeto arquitetônico e oferece a mesma quantidade de serviços, todos gratuitos. São mais de 80 atendimentos diferentes e múltiplas utilidades no espaço que é multifuncional. Em São Félix do Xingu, haverá a vista para o encontro dos rios Xingu e Fresco. O Governo do Pará ainda vai entregar uma unidade em Redenção. No Sudeste do estado, já há usinas em Marabá, Tucuruí e Canaã dos Carajás.

As usinas têm atendimentos de saúde, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, esporte, lazer, cultura e são espaços multiuso para a comunidade (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Entre os serviços ofertados pelas usinas estão atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade. Atualmente, o Pará tem 23 Usinas da Paz em funcionamento e espera. O governador Helder Barbalho estabeleceu a meta de 40 unidades em funcionamento ou com obras em andamento até o final deste ano.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.