O prefeito de São Félix do Xingu, Fabrício Batista (Podemos), se reuniu com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), nessa quinta-feira (22.05).
O prefeito tratou sobre notícias de demarcação de novas terras indígenas nas glebas Misteriosa, Primavera e Serena.
Conforme o gestor, uma representante da Funai disse que não há a intenção de novas demarcações na região. A reunião contou com a participação de deputados estaduais paraenses, federais, prefeitos, representante da Casa Civil, além de outros órgãos. Após o encontro, o prefeito tranquilizou os produtores.
Segundo Fabrício Batista, a representante da Funai, identificada como Nina, assegurou que não há qualquer intenção, no momento, de realizar demarcações nas três áreas.
“Ela nos afirmou, está até gravado, que não há intenção de marcação de novas terras indígenas nas glebas Misteriosa, Primavera e Serena. Isso é fala da representante da FUNAI, que nós vamos confirmar com documentação a partir da semana que vem, é o que nos disseram”, declarou o prefeito em postagem no Instagram.
O prefeito também destacou que o anúncio traz alívio para a população local, especialmente aos pecuaristas da região, que, segundo ele, foram surpreendidos com a possibilidade de novas demarcações.

“Isso causou, sim, um transtorno muito grande naquela região, em todo o pecuarista. Então, vamos nos tranquilizar, acalmar e continuar os trabalhos, que é isso que o município precisa”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Fabricio Batista (@fabricioprefeitoxingu)
(Da Redação do Fato Regional)