A Prefeitura de São Félix do Xingu, sul do Pará, anunciou o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) referente ao ano de 2025 aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.
A confirmação foi feita pelo prefeito Fabrício Batista (Pode) e pela secretária municipal de Saúde, Adriana Batista, destacando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores da saúde.
Segundo o prefeito, o repasse reforça o respeito e o cumprimento dos deveres da administração municipal com os profissionais que atuam diretamente junto à população.
“Respeito, dignidade e cumprimento dos deveres. Sempre atendendo, secretária Adriana, os anseios do nosso povo, em especial aos nossos servidores, em especial os Agentes Comunitários de Saúde”, afirmou Fabrício Batista.
A secretária de Saúde, Adriana Batista, ressaltou que o pagamento do incentivo representa uma conquista aguardada pelos profissionais e reafirma o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços de saúde.
“Estamos cumprindo com o tão requisitado IFA, reafirmando nosso compromisso de valorização e respeito com servidores fundamentais para a saúde. É a Saúde de São Félix do Xingu trabalhando com qualidade e responsabilidade pela população”, destacou.
O prefeito também enfatizou que a atual gestão regularizou pagamentos pendentes de anos anteriores e garantiu o repasse integral do incentivo em 2025.
“Estamos pagando valores do ano passado que não foram quitados e, neste ano de 2025, nossa responsabilidade está sendo cumprida. O IFA de 2025 já está na conta”, reforçou.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Adriana Antunes Ribeiro Batista (@adrianasaudexingu)
O que é o IFA
O Incentivo Financeiro Adicional (IFA) é um repasse federal anual, via Ministério da Saúde, destinado à valorização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
O pagamento deve ser feito diretamente aos agentes, mediante regulamentação municipal, garantindo transparência e efetivação do benefício.
O incentivo reconhece o papel essencial dos ACS no fortalecimento da saúde básica e no atendimento às comunidades.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!












