As obras da Usina da Paz, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, começam na próxima segunda-feira, dia 17 de junho, O anúncio foi feito pelo prefeito João Cleber (MDB), após uma visita técnica ao terreno que já está preparado. O espaço será na avenida Beira Rio. Com isso, o município terá um polo de um dos principais programas do Governo do Estado na promoção de serviços públicos e prevenção da violência.
Com a articulação do prefeito João Cleber e dos deputados Torrinho (MDB) e José Priante (MDB), a UsiPaz São Félix do Xingu vai se integrar a outras previstas para as regiões sul e sudeste do estado. A meta do Governo do Pará é entregar 40 usinas até 2026. Esse é um dos muitos trabalhos que mostram como o município se tornou um canteiro de obras diversas em prol da população xinguense.
“Recebemos a equipe da Vale e da MIP Engenharia e pra mim é motivo de alegria anunciar que, a partir de segunda-feira, 17 de junho, a construção de mais uma Usina da Paz começa aqui no nosso município. É um dos projetos sociais mais importantes do Brasil e um compromisso do nosso governador Helder Barbalho. O sonho vai virar realidade para que possamos atender o povo de São Félix do Xingu. Muito obrigado governador, Torrinho e Priante”, disse o prefeito.
O que são e como funcionam as Usinas da Paz?
A construção e a oferta de serviços das Usinas da Paz obedecem a um modelo único, em que cada complexo tem o mesmo projeto arquitetônico e oferece a mesma quantidade de serviços, todos gratuitos. São mais de 80 atendimentos diferentes e múltiplas utilidades no espaço que é multifuncional. Em São Félix do Xingu, haverá a vista para o encontro dos rios Xingu e Fresco.
“Essa é uma obra que vai deixar a marca da nossa gestão, em parceria com o Governo do Pará. Teremos atendimentos da criança ao idoso, numa área que congrega serviços, cultura, lazer, esporte e cidadania. Estou muito feliz e entusiasmado com esse projeto”, comentou o prefeito João Cleber.
Entre os serviços ofertados estão atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.
Atualmente, no eixo sul-sudeste do Pará, já existem as UsiPaz de Canaã dos Carajás e de Parauapebas. A próxima a ser entregue deve ser a de Marabá, que tem cerca de 65% das obras concluídas. Em andamento estão as obras em São Félix do Xingu — a primeira na região da PA-279 —, Tucuruí, Paragominas e Redenção.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Fiação baixa e poste torto geram acidentes e preocupação na avenida do Bosque, em Ourilândia do Norte
- Mulher é encontrada morta em Redenção com sinais de espancamento e cortes; assassinos tentaram queimar o corpo
- Governo do Pará lança aplicativo para coibir furtos e roubos de celulares
- 27ª edição das Olimpíadas de Ourilândia do Norte começa nesta sexta-feira (14), no Clube dos 50
- Dr. Júlio anuncia que obras do Mercado Municipal de Ourilândia do Norte, o mais moderno da PA-279, estão 90% concluídas
- Após sabotagens ao abastecimento de água em Ourilândia, Dr. Júlio oferece recompensa de R$ 20 mil para denúncia que leve à prisão de vândalos