quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeito João Cléber e Governador Helder Barbalho assinam ordem de serviço da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu

Francisco Torres, o Torrinho, do Sindicato Rural do município, também assinou a ordem de serviço. A ponte sobre o rio Fresco terá 10 metros de largura e 480 metros de comprimento, com 11 vãos.
O prefeito João Cleber, de São Félix do Xingu, assina a ordem de serviço que realizará um sonho de décadas para o seu município. Foto: Marco Santos/ Ag Pará.

Neste sábado, 16, os moradores de São Félix do Xingu do Xingu, sudeste do estado, presenciaram um marco histórico na cidade: a assinatura da a ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio Fresco, uma demanda antiga da população da região. Assinaram o documento o governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito do município João Cléber.

Ao todo, mais de 350 mil habitantes serão beneficiados com as obras de infraestrutura, que integrará as regiões sudeste e sudoeste do Pará. A iniciativa faz parte de um grande plano de expansão da malha viária paraense.

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) é que será o órgão responsável pelas obras.

“Hoje é um dia histórico. Sem dúvida, essa obra da construção da ponte do rio Fresco é uma obra esperada e aguardada por muitos e muitos anos, por décadas, e representa um novo tempo para a região. Por isso, o Governo do Estado pensa e executa esta obra de infraestrutura para integrar as regiões, para desenvolver o agroparaense, para fortalecer as vocações econômicas de somando a tantas outras ações como a que estamos executando“, destacou o governador do Estado, Helder Barbalho.

A ponte sobre o rio Fresco terá 10 metros de largura e 480 metros de comprimento, com 11 vãos, nove dos quais de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60m de largura e 14 metros de altura.

Travessia do Rio Fresco é feita por meio de balsa, o que dificulta e encarece o escoamento da produção agrícola em São Félix do Xingu. Foto: Marco Santos/ Ag Pará.

O prazo de conclusão é de 12 meses. A estrutura será do tipo mista, em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.  Há décadas a travessia de passageiros e veículos sobre o Rio Fresco é feita por balsa, ou barcos, o que gera desconforto à população.

REBANHO

A construção da ponte beneficiará também, diretamente, mais de 100 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e indiretamente mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu.  A obra terá forte impacto sobre a economia da região, já que vai facilitar o acesso às BRs-155 e 158, e o escoamento de produção, já que a cidade tem o maior rebanho bovino do Brasil.

“Essa obra de interligação dentro do município de São Félix, uma ponte de 460 metros, investimento de mais de 56 milhões de reais, do Governo do Estado, foi pensada para garantir uma melhor dinâmica no fluxo de veículos, no fluxo de passageiros, entre a sede do município e o município de Itaboca. Além disso, essa ponte vai interligar a PA 279 e a BR 155 até o outro lado do rio Fresco, fazendo com que haja um melhor desenvolvimento econômico para aquela região”, destacou o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira.

Para o funcionário público, Francisco Cabral, de 50 anos, o convênio entre Estado e prefeitura vai mudar a vida dos trabalhadores da região. “Essa manutenção vai ser importante porque sabemos que a agricultura familiar é uma base econômica e forte da cidade”, observou Francisco.

O agricultor Raimundo Bernardino Silva, de 60 anos, disse que a ponte vai facilitar o escoamento de produção das várias atividades agropecuárias do município. “Essa ponte é um sonho de muitos anos, tanto para nós da cidade quanto para os moradores do distrito de Taboca, então aqui vai ficar uma coisa muito boa e especial para os moradores de São Félix e para as pessoas que estão nas colônias”.

DESENVOLVIMENTO

A mesma opinião é compartilhada pelo autônomo Florentino de Souza Reis, 60 anos, morador de São Félix do Xingu. “Tudo isso é um grande benefício que o município está recebendo do governo do Estado, eu acredito no Helder Barbalho e sou eleitor do pai dele há muito tempo, então eu creio que agora essa ponte vai sair e ajudar muito o desenvolvimento econômico do município e em benefício de toda essa região, porque daqui para Taboca são mais de 100 quilômetros”, observou ele.

O município de São Félix do Xingu, na região sudeste, tem mais de 132 mil habitantes, segundo o IBGE/2020, e concentra o maior rebanho bovino do país.  A base da economia é a pecuária de corte. O prefeito João Cléber destacou que o pacote de benefícios destinado ao município vai impulsionar o desenvolvimento local.

“O Governador sabendo da necessidade e importância dessa ponte, além da segurança que ela vai trazer, não se limitou a isso e ainda beneficiou o município dando título de terra, entregando carros, e também investindo na saúde e na educação. São Félix tem uma economia pujante, uma das dez economias mais importantes do estado e está entre as dez populações do estado. Então, o governador olhando com bons olhos tá trazendo desenvolvimento para a nossa região. Só tenho a agradecer”, disse o prefeito.

Prefeito João Cléber discursa durante o evento de assinatura da ordem de serviço da ponte sobre o Rio Fresco. Foto: Fato Regional.

Participaram da agenda a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, deputados José Priante e Miro Sanova, presidente do Iterpa, Bruno Kono, o presidente do Sindicato Rural de São Félix do Xingu, Francisco Torres, o Torrinho, e demais autoridades locais.

“Torrinho”: ponte sobre o rio Fresco é demanda histórica e beneficiará não só os moradores mas também os produtores rurais. Foto: Fato Regional.

Após a assinatura do documento, o prefeito João Cléber e o governador Helder Barbalho visitaram, a cavalo, o local onde será construída a ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu.

Foto: Fato Regional.
Foto: Fato Regional.
Foto: Fato Regional.

 


Assista: 

 

 

 

Fonte: Fato Regional, com informações da Agência Pará