A Prefeitura de Belém suspendeu, no início da tarde desta quinta-feira (29), as aulas presenciais da rede municipal de educação e da rede privada. A capital era a única cidade paraense que mantinha aulas presenciais. A decisão vai até 30 de novembro.
Zenaldo Coutinho, prefeito de Belém, anunciou a decisão em vídeo publicado nas redes sociais digitais. O decreto ficou de ser publicado ainda nesta quinta. Disse que a decisão foi tomada em conjunto com as secretarias municipais de Educação (Semec) e de Saúde (Sesma).
LEIA MAIS SOBRE AULAS E A PANDEMIA EM BELÉM, EM FATO REGIONAL:
- ASSISTA: Governador determina que aulas presenciais no Pará só voltam em 2021
- Belém adota medidas restritivas após aumento de casos de covid-19
- ENTREVISTA: Escolas devem estar atentas à saúde mental dos professores na retomada das aulas
Mesmo com comunidades escolares menores, outras cidades da Região Metropolitana de Belém já haviam suspendido as aulas presenciais. Ou antes — como Marituba — ou depois — como Ananindeua — da decisão do Governo do Estado de paralisar as aulas presenciais na rede estadual, no último dia 27.
“Para que nós tenhamos medidas uniformes de proteção a todos, foi decidido que nós vamos suspender as aulas, da rede pública e privada, para analisarmos se haverá alteração do perfil da epidemia dentro de Belém, para que haja decisões posteriores”, disse o prefeito.
Nesta semana, Zenaldo reconheceu que Belém vivia uma alta de casos de covid-19, que foi puxado pela classe média e relaxamento das medidas preventivas: aglomerações em excesso e falta de uso de máscaras.
(Victor Furtado, Da Redação Fato Regional)