segunda-feira, 1 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeitura de Ourilândia está construindo a maior e mais moderna creche da PA-279 na antiga escola Três Poderes

A obra que está sendo conduzida com recursos próprios da prefeitura elimina o cenário de abandono no qual se encontrava o prédio da antiga escola Três Poderes, no setor Azevec. A creche Jerônimo Cabral vai atender a 300 crianças e atender a uma demanda antiga por mais creches em Ourilândia do Norte. Será a segunda da atual gestão. O Governo do Pará também vai construir outra.
A creche Jerônimo Cabral está sendo erguida no terreno da antiga escola Três Poderes, cuja memória foi preservada com a aquisição de outro prédio. Serão pelo menos 300 crianças atendidas com uma creche dentro do mais alto padrão estabelecido nos planos municipal, estadual e federal de educação (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

A terreno da antiga escola Três Poderes, que estava em estado de ruínas, vai dar lugar à maior e mais moderna creche de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará. O projeto visa ser um padrão de referência para a região da PA-279, atendendo aos mais altos requisitos do Ministério da Educação. A nova escola municipal de educação infantil vai se chamar Jerônimo Cabral e deverá atender a 300 crianças, com idade de 6 meses a 3 anos, no coração da cidade, o setor Azevec.

Esta será a segunda creche nova da gestão do prefeito Dr. Júlio César (MDB) e do vice Alessandro (PL). A primeira foi inaugurada em maio, que foi a creche Balão Mágico, totalmente reformada e ampliada. Com a articulação do prefeito junto ao Governo do Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) assegurou uma escola de educação infantil em Ourilândia do Norte, que será construída no setor JP, pelo programa “Creches por todo o Pará”.

Com a creche no setor JP — cujos detalhes devem ser revelados em breve —, a creche Balão Mágico e a creche Jerônimo Cabral, a expectativa é praticamente atender à toda a demanda municipal por escolas de educação infantil. Para Dr. Júlio, a educação de Ourilândia do Norte vive um novo momento, com investimentos reais e robustos em projetos físicos e propostas em sala de aula. Investimentos nas gerações atuais e futuras.

“Estudei minha terceira série na escola Três Poderes, assim como várias pessoas que hoje ajudam no crescimento e desenvolvimento de Ourilândia do Norte. Foi triste, quando assumimos em 2021, ver o cenário de terror: muros destruídos, telhado arrancado… retrato de uma educação esquecida, que assina na história o fracasso de uma cidade. Mas quero tranquilizar o povo. Isso será transformado numa das maiores e mais modernas creches da região da PA-279. Vamos investir no futuro, nas próximas gerações, com o projeto da creche Jerônimo Cabral. E assim, os adultos poderão seguir trabalhando e as crianças estarão seguras, num espaço acolhedor e dentro dos mais altos padrões de ensino”, declarou Dr. Júlio.

O professor dr. José Leite, secretário municipal de Educação de Ourilândia, detalha que a escola Três Poderes estava abandonada há cerca de 6 anos. Quando Dr. Júlio e Alessandro assumiram a gestão, a Três Poderes estava em outro prédio, alugado. Foi feito um investimento e a prefeitura comprou o prédio, para ter mais liberdade de fazer reformas e adequar a escola ao novo padrão estabelecido.

O estado em que a atual gestão encontrou o prédio da antiga escola Três Poderes será passado com as obras da creche Jerônimo Cabral (Foto: Ascom PMON)

E então, diz o secretário, com recursos próprios da prefeitura, da ordem de R$ 5 milhões, a creche Jerônimo Cabral será construída no terreno da antiga escola Três Poderes. Serão pelo menos 300 vagas para crianças de 6 meses a 3 anos de idade. O prédio vai atender a todas as metas e padrões dos planos municipal, estadual e federal de educação. Haverá quadra de esportes, área de recreação, cozinha, salas climatizadas e outros espaços multidisciplinares.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!