A etnia indígena Kayapó agora tem uma casa de apoio em Ourilândia do Norte, sempre que algum indígena precisar ir à sede do município. Essa foi uma promessa de campanha do prefeito Dr. Júlio César Dairel (Avante) e do vice-prefeito Alessandro Machado (Avante). Eles buscaram uma parceria com a Vale e com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e conseguiram inaugurar o primeiro espaço nesta sexta-feira (22).
“Estamos fazendo a entrega de uma casa, que foi uma parceria entre a Prefeitura, a empresa Vale e a Funai. Um grande alojamento que vai comportar grande parte das aldeias. A Prefeitura de Ourilândia, na nossa administração, tem o compromisso de fazer mais quatro casas de apoio aos indígenas, cumprindo aquilo que prometemos: nosso compromisso de romper barreiras, quebrar esses obstáculos que separam o homem branco dos povos indígenas. Essa era uma preocupação minha”, declarou o prefeito Dr. Júlio
Kwynhmok Kayapó ficou satisfeito com a inauguração do espaço que ajuda no trânsito entre a sede da cidade e as aldeias. E garante o pleno acesso às políticas e serviços públicos. “O aluguel na cidade é caro essa casa foi feita para todos nós indígenas. Quando a gente vier à cidade, agora temos um lugar para ficar. Essa casa é nossa”, comentou.
O coordenador regional da Funai, Raimundo Pereira, também se alegrou em ver a casa de apoio inaugurada e com indígenas satisfeitos. “Essa casa de apoio aos Kayapó é essencial. Essa parceria entre Funai, Prefeitura de Ourilândia e Vale é fantástica. Essas ações convergem para o bem estar da comunidade indígena”, destacou.
(Da Redação Fato Regional)