O sábado (24) será o Dia D de Vacinação Contra a Gripe. A Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, que tem à frente o médico Dr. Júlio César (Avante), convoca todas as pessoas que compõem o público-alvo desta etapa para se vacinarem: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; gestantes (em qualquer etapa da gravidez); e puérperas (pós-parto) de até 45 dias.
A secretária municipal de Saúde de Ourilândia, Janaína Pereira, em vídeo publicado nesta terça-feira (20), convida a população alvo da campanha a se vacinar. E ainda, que quem conheça pessoas que podem receber a vacina contra gripe, que incentivem a ir aos postos. “Sua presença é muito importante”, enfatiza.
A vacina disponível é eficaz contra todos os vírus da gripe (Influenza) mais comuns no Brasil, incluindo os mais graves. Por conta da pandemia, é importante proteger a população contra esses vírus, que podem diminuir a imunidade e abrir as defesas contra o coronavírus que causa a covid-19.
Importante informar: quem está com sintomas ou suspeita de covid-19 ou já apresenta algum sintoma, precisa aguardar mais um tempo para poder se imunizar.
Haverá sete postos de vacinação no Dia D, que funcionarão das 8h às 17h. Confira os locais:
- ESF 1 – João Batista Nazario
- ESF 2 – Orelio Buratti
- ESF 3 – Maria Amélia
- ESF 5 – Joel Hermógenes
- ESF 6 – Campinho
- ESF 8 – João Batista Ferreira / JP
- Ponto de apoio na avenida das Nações, em frente a loja O Boticário
A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que segue até 9 de julho, com objetivo de imunizar 80 milhões de brasileiros. O Dia D faz parte da primeira etapa da campanha. A partir de 11 de maio, a segunda etapa começa, com professores e idosos a partir de 60 anos.
Entre 9 de junho e o fim da campanha, ocorre a terceira etapa, que inclui: integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!