As aulas da rede municipal de educação de Tucumã, no sudeste do Pará, devem iniciar no próximo dia 18. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (10). A Prefeitura, sob a gestão do prefeito Dr. Celso Lopes (PSDB) e o vice Dr. Wanderley Vieira (PSD), determinou um retorno com aulas remotas apenas. Foi feito um planejamento para garantir qualidade no processo ensino-aprendizagem e segurança contra a pandemia de covid-19.
A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Tucumã se reuniu e decidiu pelo conhecimento de forma unificada, para garantir um ensino de qualidade para todo o município. “Grande parte do nosso alunado não tem acesso à internet e aplicativos. Essas apostilas vêm para contribuir e muito, para superar esse desafio de ensinar de forma remota”, disse o professor Joel Corrêa, titular do órgão.
As matrículas ainda estão abertas para a rede municipal, no horário das 7h30 às 18h, em qualquer unidade escolar do município. As famílias podem procurar a unidade mais próxima da casa, já com os documentos necessários. Para quem já fez as matrículas, o professor Joel Corrêa já adianta que, a partir do dia 18, familiares dos alunos já podem ir buscar as primeiras apostilas do ensino remoto. As escolas estarão limpas, seguras, preparadas e organizadas para receber a todos. O uso de máscaras é obrigatório.
Para o melhor aproveitamento dos alunos das séries menores, professores participam da Oficina Pedagógica de Educação Infantil “Caixola Musical”. É uma formação, durante esta semana, para promover orientações, nivelamento e aperfeiçoamento. “De forma lúdica, as professoras participaram de atividades, aprenderam músicas e coreografias. Com a confecção do próprio material pedagógico, estamos tirando o melhor proveito educacional nesses tempos de pandemia”, comentou Tânia Alves, coordenadora geral da Educação Infantil de Tucumã.
Atenção aos procedimentos e documentos para matrícula:
Para o início das aulas, familiares de crianças e jovens em idade escolar devem procurar a unidade de ensino municipal mais próxima da residência, seja escola ou creche, para realizar o preenchimento da ficha de matrícula, no horário das 7h30 às 18h.
– Cópia da certidão de nascimento
– Cópia do cartão do SUS
– Comprovante de endereço
– Histórico escolar
(Fonte: Kenny Teixeira, da Assessoria de Comunicação de Tucumã. Edição de Victor Furtado, da Redação Fato Regional)