Dr. Celso Lopes (PSDB), prefeito de Tucumã, decretou situação de emergência no município. Devido às fortes chuvas, vários estragos têm sido registrados nas zonas rural e urbana da cidade do sul do Pará.
Desde o dia 8 deste mês, data da publicação, Tucumã tem tido rompimento de bueiros, pontes danificadas e estradas vicinais transformadas em lama pela quantidade das chuvas e força da correnteza.
Mesmo com a situação crítica, a Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Tucumã tem trabalhado no restabelecimento do trânsito das estradas vicinais, para não prejudicar a mobilidade da população.
Na prática, o decreto de Situação de Emergência demonstra aos governos estadual e federal que o município de Tucumã não possui recursos e nem estrutura operacional para recuperar estradas, bueiros e pontes. Logo, as obras precisam de apoio financeiro.
“Essas estradas recuperadas potencializam a produção agropecuária, agrícola e mineral do município, por ser ponto de entrada e saída de produtos originados nas zonas rurais, tanto de Tucumã como de São Félix do Xingu”, destacou Edgar Vanin, secretário de Obras e Infraestrutura.
O decreto de Situação de Emergência foi emitido com base nos relatórios da Defesa Civil do Estado no município, elaborado a partir da visita dos técnicos nos locais atingidos pelas chuvas.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Ascom PMT)