A Prefeitura Municipal de Tucumã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Industria (Semati), reuniu-se com a Mineradora Vale, para discutir a retomada da implantação do aterro sanitário no município.
A reunião aconteceu na sede do projeto Onça Puma. No local, os representantes falaram sobre os avanços obtidos no plano de aquisição do espaço para qual será destinado os resíduos sólidos.
O aterro sanitário é uma medida exigida pela legislação ambiental e consta nas condicionantes da fase de implantação do Projeto Onça Puma da Vale. Além disso, o encontro tratou sobre os aspectos ambientais como gestão e destinação adequada de resíduos, coleta seletiva, tratamento, reciclagem e ações destinadas voltadas a conscientização da sociedade, além de outras medidas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Tucumã, Clarismar Oliveira, houve um avanço no sentido de solucionar a situação do lixão municipal. “Já temos uma área no qual encontra-se devidamente aprovada pela Semas e um convênio inclusive com recurso em conta”.
Será realizada na próxima semana uma nova reunião entre Prefeitura e Vale, para apresentação das medidas tomadas para editar o convênio entre a mineradora e o município, para regularização da área em questão junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Na ocasião também haverá a necessidade de rever ou atualizar o Plano Diretor do município de Tucumã.
Com informações da Prefeitura de Tucumã
Foto: Roney Braga Wydiamaior