segunda-feira, 6 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeitura de Tucumã lança campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

"Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes" é o lema da campanha, que tem uma escala especial de atendimento dos conselheiros tutelares
(Foto: Agência Brasil / Arquivo)

A Prefeitura Municipal de Tucumã lançou a campanha “Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes”. É uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é celebrada no dia 18 de Maio.

A rede de proteção é composta pelo CMDCA, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e organizações não-governamentais. Todos estão trabalhando com a finalidade de sensibilizar, informar e alertar famílias, comunidades e toda a sociedade tucumaense sobre os sinais de abuso e exploração sexual. Viver nessas condições impacta, agressivamente, a vida de crianças e adolescentes. Parte da campanha é mostrar como funciona o atendimento.

“De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança e adolescente têm o direito a proteção integral, contra qualquer forma de negligência, discriminação e exploração. O Maio Lilás representa essa luta pela garantia desses direitos, uma vez que é crime toda e qualquer prática sexual contra crianças e adolescentes. Essa luta só é possível com trabalho de todos os atores sociais que cercam nossos meninos e meninas, enquanto família, estado e sociedade”, explicou Livia Lira, secretária de Desenvolvimento Social de Tucumã.

Saiba como denunciar casos e como obter ajuda

Qualquer pessoa que saiba de crianças e adolescentes em situação de risco, pode fazer uma denúncia anônima para o Conselho Tutelar, que mantém plantão 24 horas. O telefone de Tucumã é o (94) 99287-8499. Outros canais são o Disque 100 ou o WhatsApp da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, pelo número (61) 99656-5008.

 

 


(Victor Furtado, da Redação Fato Regional, com informações da Ascom PMT)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!