Indígenas de 21 aldeias de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, participaram de uma reunião inédita com a prefeitura municipal — na gestão do prefeito Dr. Júlio César e o vice Alessandro — e órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal. A proposta era aproximar o povo Kayapó do poder público e explicar sobre a importância do cadastro e acesso a benefícios e programas sociais. O encontro ocorreu nesta terça-feira (4).
Cláudia Borges, secretária de Assistência Social de Ourilândia do Norte, destacou que esse encontro é histórico, pois marca a primeira reunião com indígenas para tratar de programas sociais. A conversa foi mediada pelo vereador Beto Kayapó (PSC), pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e com participação dos caciques das 21 aldeias.
“Todos viemos buscar melhorias e condicionantes para que possamos nos aproximar das aldeias e levar as políticas públicas, explicando a importância do cadastro atualizado e benefícios que podem ser obtidos com os programas sociais de governo”, explicou Cláudia, que representou a Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte. Ainda na campanha, o prefeito Dr. Júlio havia dito que haveria aproximação e parceria com as aldeias.
A coordenadora-geral do CadÚnico, Taiana Nascimento, representou o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster). “Essa parceria com as entidades vai melhorar o atendimento das aldeias com programas que vão trazer alívio imediato da pobreza. Conversamos com os caciques para que eles possam difundir as informações nas aldeias e para que eles sempre estejam aptos a participar de outras reuniões. E assim, aproximando o poder público com agendas periódicas”, disse.
“É uma reunião de suma importância para as comunidades indígenas de Ourilândia do Norte com a Prefeitura, com o Governo do Pará, Funai e Sesai para levar às aldeias todas as políticas públicas que podem beneficiar os povos indígenas no município”, disse Beto Kayapó, elogiando a iniciativa e agradecendo aos caciques que participaram do encontro.
Leia mais, no Fato Regional:
- Médica de Parauapebas é presa por suspeita da morte de funcionário da Vale em 2021; segundo suspeito foi preso
- Lula assume liderança do Mercosul e diz que países precisam dar resposta à União Europeia com ‘política do ganha-ganha’
- Projeto de desoneração da folha de pagamento será apreciado na Câmara dos Deputados com benefício a prefeituras
(Da Redação do Fato Regional)
Nos siga no Facebook e no Instagram!