segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeitura implanta banheiro LGBTI+ em Afuá, no Marajó

A criação do espaço foi uma das principais reivindicações do movimento LGBTI+ do município.

A Prefeitura municipal de Afuá, no Marajó, interior do Estado, implantou um banheiro voltado à comunidade LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais/Transgênero e Intersex), neste mês de julho, no município. De acordo com informações do coordenador do Movimento Colorido Afuá, Elson Monteiro, a criação do espaço foi uma das principais reivindicações das pessoas LGBTI+ que moram no local.

“A primeira reivindicação foi a realização da 1ª Parada LGBTQ+ do município, que ocorreu em setembro, e teve como realizadores a prefeitura em parceria com o Movimento Colorido Afuá. Nos dias do evento, tivemos palestras, concursos, a marcha e um dos assuntos mais debatidos foi a necessidade de criar um banheiro destinado exclusivamente ao público LGBTQ+ do município e de visitantes, já que sempre temos um alto número de turistas na cidade” explica Elson.

Segundo o coordenador, no início deste mês, a reivindicação foi atendida e o banheiro foi instalado próximo ao ‘Camaródromo’ de Afuá – ou Veneza Marajoara, como é carinhosamente chamada -, onde são realizados os principais festejos do município.

“Nós recebemos diariamente turistas e, no período do carnaval, Festival do Camarão e Réveillon, esse número triplica e, nessas festividades, nos deparamos com diversas situações de LGBTIfobia. Como forma de minimizar ou tentar minimizar esses constrangimentos, principalmente contra pessoas trans e travestis, que são os que mais sofre, solicitamos a implantação do banheiro” disse.

Questionado se a medida não acaba por segregar o público LGBTI+ do restante das pessoas, o coordenador é enfático ao dizer que, na verdade, a intenção é protegê-los.

“É importante frisar que não é obrigatoriedade que as pessoas LGBTQ+ usem esse banheiro, mas o espaço está lá, está cedido, como forma de proteção. Não pensamos como um meio de incluir e, muito menos, excluir essa população. Muito pelo contrário: o banheiro está localizado no principal centro de eventos da cidade, ao lado dos outros banheiros. Essa medida é uma questão de proteção, reconhecimento e respeito” defende.

REPERCUSSÃO


Sobre a resposta da comunidade após a implantação do banheiro LGBTI, Elson garante que foi a melhor possível. “O público LGBTQ+ de Afuá abraçou isso, recebeu da forma mais carinhosa possível. Todos se alegraram com a criação do mesmo, aceitaram de forma positiva”.

 

 

Fonte: Oliberal.com