As secretarias de Saúde de Tucumã e Ourilândia do Norte deram início, na manhã desta quarta-feira, 08, na PA 279, a barreira sanitária integrada entre os municípios. A iniciativa visa dar cumprimento ao decreto estadual do governador Helder Barbalho.
Equipes técnicas da área de Saúde dos dois municípios fazem a triagem de quem chega e sai das cidades, com a supervisão dos secretários de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, e de Ourilândia, Marinalva Soares.
“Estamos passando por um momento crítico, que é a pandemia da covid-19. Por isso, juntamos esforços e tomamos as medidas necessárias para evitar que o coronavírus chegue até a nossa região. Uma dessas iniciativas é a barreira sanitária integrada entre os municípios de Tucumã e Ourilândia”, ressalta o secretário de saúde de Tucumã, Raphael Antônio.“Estamos parando as pessoas que vêm de fora para as duas cidades”, informa o secretário, reforçando que, “caso elas apresentem os sintomas, serão orientadas, monitoradas e encaminhadas para triagem em hospitais”.
“Estas medidas trazem segurança para as nosss cidades. O trabalho em parceria entre as duas secretarias de saúde em prol da população mostra a nossa preocupação com esta pandemia. Por isso peço à população dos dois municípios que fique em casa, mantendo as medidas preventivas de higiene.
A secretária de Saúde de Ourilândia, Marinalva Soares, diz que é fundamental a parceria entre os municípios, uma vez que os técnicos de saúde estão se revezando. “Isso demonstra o nosso zelo com a população da região, e o isolamento social é o melhor meio de se evitar a expansão do coronavírus. Por conta disso estamos fazendo este monitoramento para que as pessoas que cheguem a nossas cidades se sintam seguras. A barreira sanitária ficará até o dia 14”.
O comandante Regional da Região do Alto Xingu, tenente-coronel Gefone diz que o trabalho em conjunto das prefeituras têm como objetivo cumprir o decreto do governador do Pará Helder Barbalho. “Por isso, estamos proibindo a entrada e saída de transportes intermunicipais como vans, ônibus e microônibus, a fim de evitar a chegada do coronavírus nas duas cidades, uma vez que, até o momento, não há registro de covid-19 na região”, reforça o policial.
Redação Fato Regional Wesley Costa
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Portal de Noticias Fato Regional WhatsApp:-94- 99284-9956