Os preparativos para a instalação de uma Usina da Paz, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, prosseguem. Atualmente, o área, na avenida Beira Rio, está no final da fase de sondagem — primeira etapa — para o início das obras de engenharia. Com isso, o município terá um polo de um dos principais programas do Governo do Estado na promoção de serviços públicos e prevenção da violência. Em visita ao terreno, o prefeito João Cleber (MDB) ficou animado com todos os benefícios que o povo xinguense terá.
Com a articulação do prefeito João Cleber e dos deputados Torrinho Torres (Podemos) e José Priante (MDB), a UsiPaz São Félix do Xingu vai se integrar a outras previstas para as regiões sul e sudeste do Pará. A meta do Governo do Pará é entregar 40 usinas até 2026. Esse é um dos muitos trabalhos que mostram como a cidade se tornou um canteiro de obras diversas em prol da população xinguense. A expectativa é de que o governador Helder Barbalho assine a ordem de serviço ainda neste mês, numa possível visita à cidade.
“Essa é uma obra que vai deixar a marca da nossa gestão, trazendo para o nosso município de São Félix do Xingu um dos maiores programas da gestão do nosso governador Helder Barbalho, a quem agradeço o apoio e atenção com nossa cidade por todas as obras em andamento. Teremos com atendimentos da criança ao idoso, serviços e estou muito feliz com a expectativa de, até final do mês, o governador assinar a ordem de serviço para o início da obra”, comentou o prefeito João Cleber.
O que são e como funcionam as Usinas da Paz?
A construção e a oferta de serviços das Usinas da Paz obedecem a um modelo único, em que cada complexo tem o mesmo projeto arquitetônico e oferece a mesma quantidade de serviços, todos gratuitos. São mais de 80 atendimentos diferentes e múltiplas utilidades no espaço que é multifuncional. Em São Félix do Xingu, haverá a vista para o encontro dos rios Xingu e Fresco.
Entre os serviços ofertados estão atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.
Atualmente, no eixo sul-sudeste do Pará, já existem as UsiPaz de Canaã dos Carajás e de Parauapebas. A próxima a ser entregue deve ser a de Marabá, que já tem mais de 90% das obras concluídas. Em andamento estão as obras em São Félix do Xingu — a primeira na região da PA-279 —, Tucuruí, Paragominas e Redenção.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito João Cleber visita obras da ponte sobre o rio Fresco e reafirma entrega no aniversário de São Félix do Xingu em 2024
- Governador Helder Barbalho anuncia edital de reflorestamento em São Félix do Xingu; 11 mil hectares devem ser recuperados
- Juiz dá 5 dias para governo Lula explicar possível troca de avião presidencial que poderia custar até US$ 80 milhões