Um grupo de garimpeiros que lideraram as manifestações na PA-279, ocorridas no final de outubro deste ano, está no Palácio da Alvorada, em Brasília, para uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ao meio dia, desta terça-feira, 5, referente as pautas de reivindicações dos trabalhadores, a respeito das ações realizadas pelo Ibama no município e região.
O grupo quer a legalização das áreas via PLG (Permissão de Lavra Garimpeira) para que o trabalho deles sejam reconhecido e respeitado. Além disso, eles alegam que o Ibama age de forma arbitrária e truculenta nas operações e, danificam seus maquinários, acarretando um prejuízo para os trabalhadores que, alegam não trabalhar em áreas indígenas.
A reunião será acompanhada pelo prefeito de Ourilândia, Dr. Romildo Veloso, ministro Onyx Lorenzoni, deputados e senadores da bancada paraense e, representantes dos garimpeiros.
Na entrada do Planalto Central, o grupo explicou ao presidente da república, Jair Bolsonaro, um pouco sobre os problemas enfrentados por eles na região e, confirmou presença da reunião de hoje, ao meio dia.
O presidente se mostrou bastante solicito aos trabalhadores.
Da Redação Fato Regional