quinta-feira, 24 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Presidente Chicão é reeleito para o biênio da Alepa

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

O deputado Chicão (MDB), reeleito com 91.542 votos no último pleito, foi empossado nesta quarta-feira (1º), durante Sessão Preparatória que dá a posse aos 41 deputados eleitos para a 61ª Legislatura. Em seguida ao ato de posse, o parlamentar também foi reeleito para a presidência do Poder Legislativo, para o biênio 2023/2025, com 40 votos a favor e somente um em branco.

“Prometo defender e cumprir as constituições do Brasil e do Pará, observar as leis e respeitar o Regimento Interno, e desempenhar com dignidade e dedicação o mandato que me foi confiado, promovendo o bem geral do estado e do povo paraense”, disse, durante o discurso proferido direto da Mesa do Plenário Newton Miranda, onde ocorreram as duas cerimônias.

Sobre as expectativas e projeções para o novo mandato enquanto presidente, Chicão afirmou, primeiramente, que pode-se esperar uma oxigenação do Legislativo, visto que 19 novos parlamentares foram empossados nesta quarta-feira.

“Quando recebemos pessoas novas, recebemos ideias novas e ocorre uma oxigenação da política. Acredito que os deputados que chegam vêm com muita determinação e vontade, são deputados de regiões diferentes, algumas que não tinham nem representante, então acho que hoje o parlamento se completa. Temos deputados representando o Sul do Pará, o oeste do Pará, a região metropolitana de Belém, deputados que moram no sul no oeste do para região metropolitana e temos uma espero que estejam comprometidos principalmente com os que mais precisam”, pontuou,

O presidente reeleito também agradeceu a confiança dos colegas reeleitos e dos novos deputados que acreditam na sua gestão. Para ele, é motivo de alegria pessoal perceber que a administração dos últimos dois anos agradou quem estava na Legislatura e quem chega neste novo momento.

“Fico feliz por perceber que recebi votos dos colegas que dividiram a Legislatura passada comigo e dos novos que acreditam que posso ser um bom presidente. Recebi 40 votos e um voto em branco. Por isso, de maneira geral, estou muito agradecido ao estado, aos colegas e ao povo do Pará. Novos deputados assumiram mandatos, e a população do estado renovou a confiança em quem foi reeleito, todos imbuídos dos melhores propósitos. Todos assumiram um compromisso e fizeram esse juramento pelo interesse da população do estado do Pará”, reforçou.

Foto: Ozeas Santos (AID/Alepa)

 

Nova gestão

Chicão ressalta que pretende dar continuidade aos projetos já iniciados na gestão anterior, como as reformas estruturais da Casa, a digitalização do projeto Legislativo e, ainda, a ampliação das ações da Escola do Legislativo.

“Precisamos continuar renovando os espaços da casa, dando condições de trabalho aos servidores, deputados, e atendendo bem àqueles que frequentam as dependências do Poder Legislativo. Esse é um projeto que pretendemos continuar”, disse, após assumir a presidência novamente.

O presidente também citou como prioridade a digitalização do processo legislativo. A preocupação do parlamentar é que a Alepa possa estar em tempo real em todo o Estado e em todo o Brasil, e que as pessoas possam acompanhar de qualquer local o trabalho realizado, por exemplo, pelas comissões e demais iniciativas do Legislativo paraense.

“Sei que é uma meta não muito fácil de implantação, na verdade, é muito difícil, mas é uma meta. Então vamos trabalhar a rede de internet, o processo digital. Queremos adequar a Alepa para que ela viva esse tempo real. Para que as decisões aqui tomadas sejam acompanhadas em tempo real pelos cidadãos de todo o Estado e país, com rapidez e segurança”, projetou.


Ainda nesse âmbito, a projeção é acelerar a votação dos projetos, evitando que matérias sejam travadas no processo legislativo. “Muitas vezes o deputado e o relator já estão com o parecer e o projeto está à disposição para ser votado e a proposição fica travada, e isso não pode acontecer. Projeto é para ir para plenário e ser votado. Esse é o processo da democracia e é isso que nos queremos”, enfatiza.

No que se refere à Escola do Legislativo, Chicão afirma que ter o projeto concretizado na sua gestão é uma alegria e um compromisso que será mantido. “Mesmo concretizada no mandato que passou, precisamos avançar muito mais. Fizemos um projeto na Casa para criar uma fundação educacional e buscar parcerias com outras entidades outros órgãos para termos condições de tomarmos algumas decisões. Mas com certeza haverá um crescimento muito grande na Escola do Legislativo”, concluiu.

Fonte: Alepa