A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, aceitou os pedidos feitos por de lideranças e solicitou, nesta quinta-feira, 7, que o vice-presidente do país, Mike Pence, apoie o esforço para retirar o presidente Donald Trump do poder de forma antecipada.
“O presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição armada contra o país”, disse a líder democrata durante coletiva de imprensa realizada na capital americana. “Se o vice-presidente e o gabinete [ministério] não agirem, o Congresso tem que estar preparado para fazer o impeachment”, completou ela.
Na tarde de ontem, 6, uma violenta invasão ao Capitólio dos Estados Unidos foi iniciada por extremistas favoráveis a Trump. O ato provocou inúmeras reações. Diante do episódio de violência e movimentos antidemocráticos nos últimos 13 dias do governo do republicano, líderes dos partidos Republicano e Democrata falam abertamente sobre a possibilidade de invocar a 25ª Emenda da Constituição Americana e encurtar o mandato.
Nos EUA, a emenda em questão é invocada quando o gabinete presidencial norte-americano entenda, em sua maioria, que o presidente em questão não está apto para exercer o cargo.
Com informações do Metrópoles