168 famílias de São Félix do Xingu poderão não apenas dizer, mas comprovar que possuem propriedades rurais. Em cerimônia de entrega de títulos do Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado do Pará, coordenada através do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) por meio do Territórios Sustentáveis e Regulariza Pará contextualizado ainda pelo o Programa Amazônia Agora e a efetiva participação da prefeitura local e o Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu.
De acordo com o prefeito João Cleber é a segunda vez em sua administração que os xinguenses recebem títulos de propriedade rural e, ainda, ressaltou a importância da regularização. “Além de garantir o direito à terra, um sonho do homem do campo, também traz qualidade de vida e dignidade. Com o título em mãos, o agricultor, produtor rural terá uma série de benefícios como por exemplo, acesso às políticas de crédito rural por meio do Banpará – Bio e outros programas da agricultura familiar”, comemorou o prefeito que aproveitou para parabenizar a atuação do Governador Helder Barbalho e de Francisco Torres o Torrinho reforçando a necessidade para ampliação dessas ações no município.
Francisco Torres ‘ Torrinho’ Presidente do Sindicato Rural de São Félix do Xingu frisou as ações integradas entre o Governo Municipal com o Estadual e a classe produtora ligada ao agronegócio. “E muito importante essa questão da regularização fundiária, por que nós produtor rural precisa desse documento para garantir segurança jurídica e garantir de maneira efetiva o acesso a crédito. Também foi importante esse anuncio da construção da Ponte a onde o produtor rural terá mais comodidade e economia para transportar a produção rural”, pondera Torrinho.
Com informações da Ascom prefeitura de São Felix do Xingu