Um barco de passageiros colidiu com pedras no Rio Atuá, próximo ao município de Muaná, no arquipélago do Marajó na madrugada desta quinta-feira (14). Segundo a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a embarcação Oliveira Nobre II sofreu a avaria na comunidade de Capim Aruá e, apesar do susto nos passageiros, não houve feridos.
Uma equipe de Inspeção Naval da CPAOR foi ao local e constatou que o problema teria ocorrido em uma válvula do motor principal. O barco ficou encostado à margem na entrada do Rio Atuá, aguardando a maré subir. A avaria foi sanada e não houve vítimas e, ainda segundo a CPAOR, foram coletadas informações sobre para instauração do Inquérito Administrativo de Fatos da Navegação para apurar as possíveis causas e responsáveis pelo acidente.
Relatos nas redes sociais diziam que passageiros tiveram que jogar parte da carga para manter a estabilidade do navio e evitar o naufrágio. O barco fazia a rota Belém/Muaná. Além da Capitania doa Portos, as polícias civil e militar de Muaná foram acionadas e fizeram o resgate das pessoas sem maiores alterações. A situação foi controlada por volta de 01h40 da manhã, quando a embarcação foi rebocada até Muaná.
A Marinha do Brasil pede que a sociedade participe da fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185, (91) 3218-3950 ou pelo WhatsApp (91) 99114-9187.
Fonte: OLIBERAL.COM