sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Produtores de Tucumã podem solicitar sementes de cacau à prefeitura até dia 30 de março; município é o 8º maior produtor do Pará

Para solicitar as sementes de cacau híbrido, basta o produtor procurar a sede da Semagri, na avenida Brasil, levar documentos de identificação e solicitar as sementes. O Pará responde por 51,80% da produção de cacau do Brasil, segundo o IBGE. Tucumã é o 8º município que mais produz, tendo mais de 4,4 mil toneladas anuais.
Tucumã é o 8º maior produtor de cacau do Pará, com frutos de qualidade reconhecida mundialmente, e a entrega de mudas é uma forma de estimular produtores e aquecer a economia (Foto: Victor Furtado / Fato Regional)

A Prefeitura de Tucumã, no Sul do Pará, está convocando produtores para receber sementes de cacau híbrido. A distribuição é gratuita e basta procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, na avenida Brasil, para fazer o pedido. Os interessados devem levar documentos de identificação e da propriedade até o dia 30 de março. Essa é mais uma ação do prefeito Dr. Celso Lopes (União Brasil) para fortalecer os trabalhadores rurais do município.

O Pará responde por 51,80% da produção de cacau do Brasil, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tucumã é o 8º município que mais produz, tendo mais de 4,4 mil toneladas anuais e com qualidade de fruto reconhecida mundialmente. Tanto que foi o cacau mais valorizado do país em 2024. E com a alta demanda internacional, o momento é um dos ideais para investimento na cacauicultura.

O cacau além de ajudar numa produção agroecológica, garante vários ativos diferentes para a bioeconomia (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará)

O cacau de Tucumã é matéria-prima de três fábricas de chocolates artesanais da cidade, que estão nos níveis mais altos de qualidade dos melhores chocolates do Pará e do Brasil. Isso levando em conta que o chocolate artesanal brasileiro já é mundialmente conhecido e premiado, incluindo os de produtores paraenses. Em 2024, junto à Prefeitura, havia mais de 1,3 mil famílias de produtores de cacau cadastradas.

As amêndoas do cacau de Tucumã, comercializados pela Coopertuc, uma tradicional cooperativa que potencializa os negócios no município (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Para o prefeito Dr. Celso, que conhece o potencial da cacauicultura de Tucumã, investir na produção local e nos trabalhadores rurais, é fortalecer a economia do município e valorizar os produtores. Esse é um compromisso assumido por ele e sempre destacado quando fala sobre o agro tucumaense, desenvolvimento e geração de emprego e renda.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!