O Governo do Pará fará, nesta sexta-feira (11), um repasse de R$ 7,995 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É um recurso do Ministério da Cidadania, previsto pela Medida Provisória nº 957, de 24 de abril deste ano. O objetivo é entregar alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e estimular a cadeia produtiva de 106 municípios paraenses que participam do programa.
O anúncio oficial do repasse será feito em Concórdia do Pará. Porém, todos os municípios incluídos no PAA terão acesso. O governador Helder Barbalho estará na cerimônia, que será na Escola Aloysio Chaves, às 11h. Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), os agricultores (famílias, associações ou cooperativas) que tiveram prejuízos por conta da pandemia de covid-19 — doença causada pelo coronavírus sars-cov-2 —, serão auxiliados.
Em todas as modalidades do PAA, diversos públicos são beneficiados. O primeiro são os produtores, os agricultores familiares que fazem a venda do que cultivam. O segundo são as pessoas que irão consumir esses produtos. Na compra com doação simultânea, o público consumidor são as populações em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela rede de proteção social nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras e Creas).
Assim, os governos compram alimentos dos agricultores e doam às entidades da rede socioassistencial e à rede pública e filantrópica de ensino. Nos 106 municípios que participam do PAA, pelo menos 6 mil famílias são beneficiadas.
(Da Redação de Fato Regional, com informações da Agência Pará)