A Polícia Federal comemora 81 anos de criação nesta sexta-feira (28) e, como uma das programações alusivas ao aniversário, a PF no Pará apresenta um projeto de geração de biocombustível utilizando maconha apreendida como matéria-prima. O estudo, intitulado “Projeto Cannabiocombustível”, foi realizado com o apoio das Universidades Federais do Pará e de Santa Catarina (UFPA e UFSC).
O processo, como informa a Polícia Federal, na nota sobre a apresentação do projeto, produz, ainda, “…um biocarvão extremamente poroso que pode servir para despoluição de águas residuais ou como fertilizante, além de um condensado aquoso (vinagre pirolítico) que pode servir como conservante de alimentos ou fungicida”. Os estudos foram iniciados há dois anos e estão em etapa inicial.
Antônio Canelas, perito criminal da PF, explica que o reator já tem produzido bio-óleo que pode ser destilado para gerar gasolina, diesel e querosene verdes. O estudo, entretanto, está em fase de ajuste do processo para se chegar ao método mais eficaz de gerar o combustível com melhor rendimento e qualidade. Ainda não é possível esgotar as aplicações dos produtos gerados no processo de ruptura da estrutura molecular original da maconha.
Acredita-se que com o avançar do projeto, será possível, inclusive, descobrir propriedades medicinais desse bio-óleo, após análise laboratorial. O experimento é uma iniciativa inovadora para gerar energia renovável na cidade que receberá a COP30. E ainda gera economia para a administração pública, ao diminuir o tamanho dos locais de armazenamento e de logística dos materiais apreendidos; diminui casos de invasão de delegacias para o resgate de drogas; e evita a mobilização de grande aparato policial para conduzir operações de incineração.
O estudo realizado em Laboratório da Superintendência da Polícia Federal no Pará visa gerar combustível verde a partir de reciclagem de drogas. No processo, a temperatura pode atingir 500ºC e, após implementado, a depender do tamanho do reator, pode processar mais de 1000 quilos da droga em 24 horas. O trabalho tem participação do Prof. Dr. Nélio Teixeira (UFPA) e dos professores Dr. Adriano da Silva e Dra. Ana Immichi Bueno (UFSC).
(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional, com informações da PF)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Governador Helder Barbalho sanciona lei que revoga a ‘Taxa do Agro’ no Pará
- Acordo suspende reintegração de posse da fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, que será desapropriada por decreto de Lula
- Mulher é linchada no Acre após notícias falsas sobre ela ter matado a própria filha
- Agência do INSS de Ourilândia do Norte será reativada ainda neste ano em cooperação com a prefeitura
- Fato Regional vai sortear 3 pares de ingressos para o show de Jorge e Mateus na FAX 2025
- Dr. Celso reúne com brincantes de quadrilhas juninas e anuncia Arraiá Sol Raiá 2025 com disputa intermunicipal
- Pará pode aumentar PIB em R$ 816 milhões e gerar mais de 6 mil empregos com investimento em Bioeconomia, mostra estudo
- Prefeito Fabrício anuncia Refis para quitar dívidas com a Prefeitura de São Félix do Xingu; há descontos sobre juros e multas
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!