Policiais militares ativos e inativos podem se cadastrar no site do Fundo de Assistência Social da PM (FASPM) para serem inseridos no projeto de habitação exclusivo para a categoria, coordenado pelo governo do Pará. O Cadastro de Demanda Habitacional (CDH) deve ofertar ainda uma linha de crédito especial do Banco do Estado do Pará (Banpará) aos militares para o financiamento dos imóveis a juros mais baixos.
A medida faz parte da política habitacional destinada pelo governo aos agentes de segurança, como valorização da categoria e incremento da segurança ao policial militar.
Serão construídos quatro conjuntos habitacionais para policiais militares nos municípios de Marabá, no sudeste paraense; Santarém, no oeste do Pará, e dois em Ananindeua, na região metropolitana. Ao todo, serão disponibilizadas 900 unidades habitacionais.
A medida foi possível a partir da articulação do governador do Pará com o ministro Gustavo Canuto, como parte da política habitacional do Estado para membros da segurança pública. O programa busca oferecer moradia digna para os servidores da instituição, principalmente os submetidos a riscos, ameaças e atentados materialmente comprovados.
Os imóveis poderão ser adquiridos por servidores da corporação vinculados ao fundo de assistência. A estimativa é que as habitações estejam prontas num prazo de 18 meses.
Fonte G1 Pará