Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4589/20 que garante a realização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de exame de ultrassonografia em crianças que apresentem sintomas de disfunção miccional, um problema na função da bexiga urinária, que apresentam dificuldades no armazenamento ou esvaziamento da urina.
O texto também estabelece os sintomas característicos da doença, como a perda urinária diurna ou noturna; a falta de vontade de urinar mesmo com a bexiga cheia; a dificuldade em esvaziar a bexiga e consequente acúmulo de resíduo vesical; a dificuldade em urinar ou conter a urina; febre associada à infecção urinária; e quaisquer outros sintomas que o médico responsável julgar indícios de disfunção miccional.
De acordo com o autor da proposta, o deputado Ney Leprevost (PSD-PR), os problemas relacionados ao aparelho urinário infantil merecem atenção. “O grande cuidado deve ser com os casos em que a criança não manifesta sintomas ou quando os sintomas são confundidos com viroses ou infecções simples”, defende o parlamentar.
Tramitação
O projeto, que já tramita em caráter conclusivo, deverá ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Com informações da Agência Câmara de Notícias