quinta-feira, 2 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Quase 30% das pessoas testaram positivo em mutirão em Marabá

Os números também continuam altos no Hospital Municipal (HMM), onde os testes antígeno são realizados diariamente.
Mutirão foi uma iniciativa do Governo do Estado e ocorreu durante três dias no município | Aline Nascimento / PMM

Durante o mutirão de testagem para detecção de covid-19 (02 a 04 de fevereiro), no ginásio Dequinha, no bairro Laranjeiras, em Marabá, no sudeste do estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 1.934 testes realizados, 578 testaram positivo para covid-19, o que corresponde a 29.89% das pessoas testadas.

De acordo Sabrina Acioly, diretora da Vigilância em Saúde (DVS), a iniciativa do mutirão foi do Governo do Estado, que enviou ao município 2.025 testes antígeno, aquele que amostra é coletada através de 01 swab (cotonete) nasal (nariz). “A maior parte dos resultados foram negativos, porém houve um grande número positivo, o que mostra que o vírus não deixou de circular na cidade e ainda está muito alto. Temos isso diariamente nos números de pessoas testando positivo”, observa a diretora.

 

Sabrina Acioly fez um balanço do mutirão ocorrido em Marabá
 Sabrina Acioly fez um balanço do mutirão ocorrido em Marabá | Wilielton Cardoso/ PMM

 

Ainda segundo a diretora, os números também continuam altos no Hospital Municipal de Marabá (HMM), onde os testes antígeno são realizados diariamente. No HMM são atendidas uma média de 180 pessoas com sintomas gripais por dia.

“Quando a pessoa chega no hospital, passa pelo médico e se ela estiver com sintomas dentro do período ideal para realizar o teste, que é do 3º ao 7º dia, ela é encaminhada pra fazer o teste lá mesmo no hospital”, explica Sabrina.


Para evitar a contaminação do coronavírus, a SMS recomenda que a população mantenha os cuidados de prevenção, como o uso da máscara, álcool em gel, evitar aglomerações e não deixar de procurar a vacina que, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para pessoas a partir dos 5 anos de idade, no horário de 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

 

 

 

 

 Com Informações PMM