“Esse dinheiro vai me ajudar muito neste momento. Tenho dois filhos pequenos e vou poder comprar as coisas para eles, pois já não tenho nada em casa e estou sem trabalho fixo”, disse, entusiasmada, Priscila Barbosa, moradora do bairro Área Verde, localizado em Santarém, região Oeste do Pará.
Foi pensando em situações como a da Priscila, desencadeadas pela pandemia, é que o Governo do Pará planejou o investimento por meio do Programa Estadual Extraordinário de Renda, o “Renda Pará”, com o objetivo de minimizar os impactos sofridos por quem está em situação de vulnerabilidade.
De forma inédita, está sendo realizado automaticamente o pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família. A medida prioriza o bem estar da população paraense, e só foi possível devido ao equilíbrio das contas públicas alcançado pelo Governo, que determinou medidas de reestruturação e ajuste fiscal, como a contenção de gastos e despesas.
O “Renda Pará” representa um acréscimo no valor de R$ 100, que é pago em cota única, por meio do Banco do Estado do Pará (Banpará), e liberado de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. Até o dia 30 de dezembro deste ano, cerca de 1 milhão de famílias paraenses receberão o benefício.
“A ação planejada é um investimento para ajudar as pessoas com dificuldade, neste momento delicado que estamos vivendo, de pandemia. Cerca de 295.539 famílias já receberam o benefício por meio do Banpará. Desde o início do programa, já pagamos o montante equivalente a R$ 29.553.900,00, e continuaremos trabalhando para dar o suporte necessário às famílias do nosso Estado, em busca de mais melhorias e qualidade de vida” – governador Helder Barbalho.
Para obter o benefício, o favorecido deve estar com o seu CPF e inscrição no Programa Bolsa Família regular, e então consultar no site do Banpará, e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o calendário de pagamento, que segue conforme a data de aniversário do beneficiário.
Quem for atendido pelo Bolsa Família, já está automaticamente apto para receber o “Renda Pará”, sem a necessidade de um cadastro. Aqueles que residem em municípios sem agências bancárias, deverão se dirigir a qualquer agência do Banpará, para receber o pagamento por meio de um recibo nominal. Atualmente, dos 144 municípios do Estado, o Banpará está presente em 113, totalizando 128 agências em todo o território paraense.
“Trabalhamos por resultados e com a boa arrecadação que obtivemos, em meio a uma pandemia, essa foi a forma que encontramos para ajudar os que mais foram afetados, além de reafirmar o nosso compromisso com a população, que merece ter mais qualidade de vida” – Hana Ghassan, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração.
Segurança
O Banpará cumpre todos os protocolos de segurança sanitária para evitar a disseminação do novo Coronavírus dentro das agências, e limita o número de pessoas no interior das unidades, garantindo assim a segurança dos usuários e funcionários. Além disso, o banco oferece álcool em gel, tendas e cadeiras fora das agências, para abrigar os clientes e manter as medidas preventivas.
Informações
O Banpará também esclarece as dúvidas dos beneficiários através das redes sociais e pela Central de Atendimento, nos contatos 3004-4444 (Belém) e demais municípios da Região Metropolitana, Marabá e Santarém (fixo e celular), e 0800-285-8080 para demais localidades (fixo).
Fonte: Agência Pará